Cotidiano

Mesmo luz indireta pode prejudicar a saúde durante o sono

Você provavelmente sabe que pode prejudicar seu sono se dormir com todas as luzes do quarto acesas, não é? Essa é uma informação que geralmente todo mundo conhece, ainda que a nível de senso comum. No entanto, muitas pessoas driblam essa ideia e procuram dormir com um ponto de luz indireta. É provável que você nunca tenha pensado que essa pode ser uma má ideia, mas é isso que um novo estudo sugere.

O novo estudo foi publicado por pesquisadores da Universidade Northwestern e mostra que, mesmo quando indireta, um ponto de luz no local do sono pode ser um grande problema. A recomendação, segundo o novo estudo, é que se procure um ambiente totalmente escurecido para o sono. A essa altura talvez você esteja se perguntando qual é o tal risco a saúde, certo? O uso de luz moderada pode gerar desequilíbrios na glicose e no sistema cardiovascular, gerando risco para doenças como diabetes, síndrome metabólica e até doenças cardíacas.

Você sabe a função da luz sobre o organismo humano durante o dia? A luz age diretamente  no ritmo cardíaco, estimulando batimentos mais rápidos e faz isso a partir do chamado sistema nervoso simpático. Esse sistema serve para aumentar os níveis de alerta do organismo, favorecendo a atividade do dia-a-dia. De noite, no entanto, o corpo precisa fazer exatamente o processo inverso: desacelerar, relaxar e, finalmente, adormecer. A luz, portanto, pode confundir o organismo nesse processo; mas isso já era sabido, a novidade é que esse problema pode acontecer até quando a luz é indireta, moderada.

Com esse tipo de processo inativado, o organismo não descansa adequadamente e isso favorece o risco a problemas de saúde. E, nesse ponto, entra uma informação muito relevante e preocupante. A pesquisa mostrou que os voluntários que dormiram com luz moderada tiveram resistência a insulina na manhã seguinte. Quando isso acontece, o corpo sofre dificuldade para processar a glicose adequadamente e extrair energia dela. Como reação a essa resistência, o pâncreas entra em ação e passa a produzir glicose; o resultado disso é o aumento do açúcar no sangue.

Para driblar esse tipo de processo no organismo, você deve se esforçar para criar um ambiente sem iluminação alguma para dormir. O sono noturno é fundamental para que o corpo se recupere e não pode ser substituído por sonecas ao longo do dia, então é muito importante procurar dormir da maneira mais saudável possível durante a noite – se você pode. Algumas dicas podem ser muito importantes nessa situação:

  • se o uso de uma luz for indispensável, então você deve preferir usar uma lâmpada de tom avermelhado ou alaranjado. Outro ponto importante é a posição da luz, prefira sempre lâmpadas de baixa potência e procure deixa-la sempre próximo ao chão, o mais distante possível da cama.
  • se você não tiver liberdade para nada disso, então procure pelo menos mudar a posição da cama para evitar que a luz fique direto sobre seu rosto; além disso, se for a única opção, você pode usar uma máscara para proteger os olhos da claridade.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]