Ciências

Modelo de Buraco Negro em 5 dimensões poderia quebrar teoria da relatividade

Estudo apresenta um modelo de buraco negro em 5D. Saiba mais!

A relatividade geral é considerada uma das maiores descobertas da física. Para os estudiosos, a relatividade e a mecânica quântica são os pilares da física moderna, que hoje é aplicada ao setor de telecomunicação, computadores e smartphones.

Infelizmente, relatividade e mecânica quântica não funcionam bem juntas. Por essa razão, os físicos teóricos estão à procura de uma teoria que possa unificá-las. Essa seria a chamada teoria do tudo.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores estão testando duas teorias que podem quebrar as leis fundamentais, agregando uma nova peça à pesquisa. Neste estudo, descobriu-se que existe uma violação muito interessante da relatividade geral.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Queen Mary University encontraram um cenário interessante na relatividade geral e acharam um meio de quebrá-la. Eles usaram um supercomputador para moldar um buraco negro em forma de anel de cinco dimensões e descobriram que este buraco pode evoluir para algo capaz de violar a teoria da relatividade. Os resultados foram publicados no Physics Review Letters.

Buracos Negros

Os buracos negros são objetos de densidade infinita. De acordo com as leis da física, estes buracos são cercados por uma superfície capaz de separá-los do resto do universo. Matematicamente, você não pode ter uma singularidade em um universo quadridimensional, mas os físicos estão testando os limites das teorias atuais.

Veja o post em imgur.com

Neste cenário, a quinta dimensão surge como uma dimensão aleatória no espaço, que pode dar cara nova à teoria da gravidade de Einstein em dimensões superiores. Com o avanço de novas técnicas computacionais, os pesquisadores estão empurrando os limites da teoria de Einstein.

Via IflScience.

Sobre o Autor