Os Jetsons se sentiriam em casa em Nevada, nos Estados Unidos, pois foi este o primeiro estado do país a aprovar formalmente a legislação que autoriza o uso de veículos autônomos em suas estradas. Isso quer dizer que, em Nevada, os carros são autorizados a circular sem motoristas.
A idéia que parece absurda está se tornando mais real a cada dia. Os fabricantes trabalham para desenvolver uma tecnologia que pode permitir que um motorista escolha um destino e deixe que o veículo se dirija para lá automaticamente. Na verdade, o Google tornou-se líder em tecnologia autônoma, com vários protótipos que já registraram mais de 160.000 quilômetros de testes.
Enquanto a maioria dos especialistas afirmam que a tecnologia ainda está a anos de distância de aplicação generalizada, os legisladores de Nevada, aparentemente, não podiam esperar. No verão passado, eles ordenaram que reguladores estaduais estabelecessem normas para o uso de veículos autônomos.
Esses trabalhos já foram finalizados – e o Departamento de Veículos Motorizados de Nevada agora terá de formalizar os procedimentos de licenciamento para as empresas que queiram testar seus veículos no Estado.
“Nevada é o primeiro estado a abraçar o que é certamente o futuro dos automóveis”, disse o Diretor do Departamento de Veículos Motorizados, Bruce Breslow em um comunicado à imprensa. “Estes regulamentos estabelecem que as empresas devem cumprir os requisitos para testar seus veículos em vias públicas de Nevada, bem como requisitos para que os residentes possam operá-los no futuro.”
A decisão de agir foi aparentemente conduzida, pelo menos em parte, pelo Google, que queria garantir que o seu programa de teste do veículo autônomo não fosse considerado ilegal.
O Google lançou oficialmente o seu programa de investigação e desenvolvimento em 2010 e até agora o veículo não registrou nenhuma colisão.
Nevada manteve uma restrição nas novas regras: “Não há isenção para beber e dirigir”, advertiu Breslow, o que significa que uma pessoa bêbada não poderá ser jogada no banco de trás de um veículo autônomo para seguir para a casa.
O operador do veículo, pelo menos por agora, terá de ter uma licença especial. E os veículos serão obrigados a usar uma espécie de “caixa preta” para controlar seu funcionamento, com dados que serão entregues ao Estado.
Os fabricantes serão obrigados a informar o estado de quando e onde eles estarão testando seus veículos.
O Google é apenas um dos jogadores em campo nessa rápida expansão. A General Motors já executa vários testes, incluindo um que exige a instalação de sensores especiais em um trecho da rodovia Interestadual ao norte de San Diego. Ela também tem trabalhado com a Universidade de Pittsburgh em um veículo de auto-condução SUV, apelidado de “The Boss”.
A BMW, por sua vez, também tem um número de veículos de testes em operação.
O governador de Nevada, Brian Sandoval, teve uma demonstração pessoal do que a nova lei pode cobrir quando ele estava num carro Toyota Prius que usou radar e outros sensores para guiá-lo ao seu destino.
Vídeo do carro sem motorista em funcionamento:
Fonte: Msnbc.msn.com