Estudos recentes apontaram que um fenômeno curioso está acontecendo na região da Antártica. De acordo com especialistas em clima, o gelo está se expandindo no mar da Antártida, mesmo com o impacto negativo do aquecimento global sobre o meio ambiente e sobre a temperatura global dos oceanos.
Os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR) afirmaram que este fenômeno pode estar sendo provocado por flutuações climáticas normais. Segundo os cientistas, a atmosfera da Terra experimenta diferentes fases de arrefecimento e de aquecimento, que podem durar períodos mais longos do que os observados em estações típicas.
Além disso, eles explicaram que o gelo do mar é sazonal e está vinculado às particularidades geológicas da Antártida. Normalmente, este gelo aparece quando a temperatura da água cai abaixo de -22 graus Celsius.
Os pesquisadores examinaram mais de 250 modelos climáticos para tentar descobrir quais eram as variações naturais da temperatura na região da Antártida. Depois de estabelecer um padrão, o estudo revelou que os efeitos do aquecimento global não podem ser observados nesta situação por causa da oscilação interdecadal do Pacífico, um ciclo natural de resfriamento do oceano e que causa alterações climáticas em diversas regiões do planeta.
O fenômeno da oscilação interdecadal do Pacífico está relacionado a uma mudança significativa na pressão atmosférica, fator que determina o aumento ou a diminuição das temperaturas do Oceano Pacífico. Esse processo é caracterizado por uma sucessão entre fases quentes e frias na região tropical do Pacífico.
De acordo com especialistas, este evento pode durar até três décadas, mas, alguns estudiosos sobre o clima ressaltam que é necessário realizar mais estudos de campo para compreender com precisão todas as mudanças que ocorrem neste ecossistema tão particular.
Via Dispatchreview.