O campo magnético da Terra é extremamente importante para o equilíbrio do planeta. Hoje, sabemos que a Terra possui dois polos magnéticos, mas, de acordo com um novo estudo, nosso planeta pode ter tido mais de dois polos no passado.
Segundo a pesquisa publicada na revista científica “Geophysical Research Letters”, a Terra pode ter tido vários polos magnéticos há 800 milhões de anos. Sendo assim, diferentemente do que conhecemos hoje com os polos sul e norte, o planeta tinha uma outra configuração.
A atuação dos polos magnéticos
O fato de estarmos cercados por um campo magnético nos garante uma proteção extra contra a radiação solar. É precisamente por esta razão que a vida é possível em nosso planeta. Caso contrário, a radiação iria queimar tudo, até os microrganismos mais resistentes ao calor.
Sem um campo magnético em torno do nosso planeta, os ventos solares iriam destruir a camada de ozônio, que nos protege contra a radiação prejudicial.
Descoberta dos Cientistas
Agora, o novo estudo sugere que a Terra pode ter tido no passado um campo magnético multipolar. Acredita-se que este campo teria se originado a partir do núcleo do planeta, mas até hoje ninguém pode afirmar com precisão a origem do campo geomagnético.
Na sua essência, a Terra tem um núcleo sólido de ferro, com uma temperatura de aproximadamente 5700 graus Celsius. Este metal é mantido sob uma forma sólida e impedido de se transformar em líquido, devido às forças gravitacionais maciças.
No entanto, de acordo com o novo estudo, o núcleo interior do nosso planeta nem sempre foi sólido. Depois de analisar a história térmica da Terra, os cientistas sugeriram que o núcleo interno começou a se solidificar há cerca de 650 milhões de anos.
Essa descoberta reforça a teoria de que a Terra já teve mais de dois polos magnéticos. Agora, só falta os pesquisadores investigarem as rochas magnetizadas para confirmar essa teoria.
Via Dispatch Review.