Você já ouviu falar em atazagorafobia? O nome é grande e complicado, mas a explicação para essa fobia é simples. A atazagorafobia é o medo irracional de ser esquecido ou ignorado. Essa fobia está se tornando frequente nos nossos dias, onde a internet e a redes sociais têm aguçado o lado exibicionista das pessoas, mas também tem aumentado os casos de rejeição e solidão.
Hoje, passamos tanto tempo vivendo no mundo virtual que corremos o risco de sofrer de atazagorafobia e achar que estamos sendo esquecidos na vida real. A falta de contato e encontros entre as pessoas, está tornando o mundo um lugar propício para uma epidemia de atazagorafobia.
A atazagorafobia é caracterizada por uma série de sintomas físicos. Todas as vezes que alguém teme ser esquecido, ele é tomado por um medo descontrolado, que vem acompanhado de suor frio, palpitações, síndrome do pânico, entre outros sintomas.
A fobia precisa de tratamento psicológico profissional e o acompanhamento constante. Quando não tratada, a fobia pode levar ao isolamento social e também à depressão profunda. A administração de medicamentos antidepressivos também é indicada para pacientes que sofrem de atazagorafobia.