Biometria é a mensuração estatística das características físicas e comportamentais dos seres humanos. Atualmente, o estudo biométrico tem sido realizado com o objetivo de identificar as diferenças que tornam os seres únicos.
Para o estudo da biometria é preciso capturar dados biométricos, como a impressão digital, a íris, a retina, as veias da palma da mão, a face, a voz, a geometria da mão, o ritmo da digitação, os odores e o reconhecimento de assinaturas. Todos esses dados são importantes para confirmar a identidade das pessoas em processos que dependem da segurança de identificação, como em “check-ins” de aeroportos, utilização de caixas eletrônicos e agências bancárias e em urnas eletrônicas.
A palavra biometria significa medição biológica, ou estudo das características físicas e comportamentais. Os sistemas biométricos modernos funcionam a partir de scanners ou sensores, que são conectados a um computador dotado de software para a análise das imagens captadas.
A biometria se baseia no fato de cada ser humano possuir características únicas que podem ser utilizadas para sua identificação.