A palavra “gingerism”, é um neologismo da língua inglesa, utilizado para caracterizar um comportamento preconceituoso contra os ruivos. O significado literal da palavra “gingerism” é “discriminação contra ruivos”, mas a palavra não aparece em nenhum dicionário formal da língua inglesa.
Na Inglaterra, Ginger, Redhead ou Red-haired são palavras utilizadas para fazer referência ao ruivo. Na prática, ginger quer dizer gengibre. Esse termo passou a ser usado para discriminar os gingers, ou redheads, principalmente na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália.
Na Inglaterra, por exemplo, os ruivos são preteridos na busca por uma colocação profissional. Vários casos de agressões físicas também foram relatados nesse país.
O preconceito contra os ruivos não está ligado a simplesmente chamá-los de “ginger”. Eles também são socialmente discriminados.
Em fevereiro de 2012, dois homens foram condenados pela Southampton Crown Court por agredirem um homem de cabelos vermelhos na cidade de New Milton, Hampshire. O ataque aconteceu sem qualquer tipo de provocação, e começou a partir de insultos “gingeristas”.
Informações de censo mostram que somente 0,6% da população mundial é ruiva. Com isso, podemos ver que o Gingerism é um fenômeno social preocupante. No Reino Unido, existe até uma passeata do Orgulho Ruivo.