Mundo Bizarro

Todos os rios vão para o mar?

A maior parte dos rios desemboca nos mares, mas também existem rios que correm para lagos e lençóis freáticos. Saiba mais!

Estudando a hidrografia da Terra notamos que nem todos os rios seguem para o mar. Existem alguns rios que têm o objetivo de abastecer lagos, lençóis freáticos e outros rios e, por isso, não chegam até o mar. Em contrapartida, a maioria dos rios do planeta tem como destino o mar e o oceano.

Para entedermos melhor, o mar é uma longa extensão de água salgada que está conectada com um oceano. Em termos técnicos, podemos dizer que o mar é como um grande lago salino que não tem uma saída natural. Existem diversos mares famosos e conhecidos, como o Mar Cáspio, o Mar Morto e o Mar de Aral. O mar é, portanto, uma parte do oceano.

A água do mar é formada principalmente pelos cursos de água dos rios. Eles também contam com rochas de vários períodos geológicos.

O mar recebe cursos de água da maioria dos rios que nele desemboca. Podemos afirmar, então, que a maior parte dos rios correm sim para o mar e, por isso, essa porção de água fica com todo o sal em extensão. Um fato curioso e que merece ser destacado é que existe apenas um rio na Terra que não corre nem para o mar, nem para lagos e muito menos para lençóis freáticos. O Rio Okavango é o único do planeta que desagua no Deserto da Namíbia.

ANÚNCIOS

Sobre o Autor