Sabe aquela sensação de fadiga e perda da noção de tempo e espaço, tão comum depois de longas viagens de avião e mudanças de fuso horário? Pois bem, em inglês essa sensação recebe o nome de ‘Jet Lag’, uma espécie de descompensação horária.
Essa condição fisiológica é resultado do rompimento do ciclo luz/escuridão, que altera o relógio biológico das pessoas. Os resultados imediatos desse processo são: distúrbio do sono, falta de atenção, irritabilidade e alterações do hábito intestinal.
Os sintomas podem ser mais acentuados quando a diferença de horário entre o local de origem e o destino final é superior a quatro horas, sendo que para cada hora de diferença será necessário aproximadamente um dia para a adaptação do corpo.
Algumas pessoas costumam vivenciar a sensação de Jet Lag por vários dias até se acostumar com a nova rotina, o novo horário. A duração desse efeito pode variar de pessoa para pessoa.
Uma forma de amenizar o efeito Jet Lag é planejar a viagem de forma que o desembarque no país estrangeiro ocorra durante o dia. Assim você terá contato com a luz solar e seu corpo terá mais facilidade para adaptar-se.