Cotidiano

O que é o MADA?

O MADA é um grupo anônimo de recuperação para mulheres que amam demais. Entenda como surgiu a iniciativa!

MADA é a sigla utilizada para “Mulheres que Amam Demais”. Esse é um programa de recuperação para as mulheres que apresentam depedência em relacionamentos destrutivos, desenvolvendo sintomas de possessividade e transtornos emocionais.

O MADA é um grupo de apoio que preza pelo anonimato das mulheres e tenta ajudá-las a aprender a se relacionar de forma saudável. O grupo foi inspirado no livro “Mulheres que Amam Demais”, lançado em 1985, pela psicóloga e terapeuta familiar Robin Norwood. O principal objetivo do grupo é tratar a “doença” de amar e sofrer demais.

O primeiro Grupo MADA do Brasil foi aberto em São Paulo em 1994. A iniciativa de trazer o grupo para o Brasil foi de uma mulher que era casada com um dependente químico. Hoje, o MADA realiza cerca de 48 reuniões semanais em diversas cidades do Brasil.

O grupo trabalha com relatos de mulheres que passaram por problemas semelhantes em relacionamentos. O reconhecimento e a proximidade das histórias de vida fazem com que as mulheres se apoiem na recuperação do vício de amar demais.

O princípio do Grupo MADA diz que a mulher recém-chegada precisa assistir, pelo menos, 6 reuniões consecutivas para entender o conceito da recuperação. O amor exagerado e destrutivo dessas mulheres é entendido como uma adicção que precisa de recuperação em grupo. Tudo o que é falado e ouvido dentro da sala de reunião do MADA deve ser mantido sob sigilo.

Sobre o Autor

Juliana Miranda

Redatora curiosa e criativa, escrevo textos que instigam a mente, conectam ideias e despertam o interesse pelo conhecimento