Você já sentiu o cheiro da chuva? Saiba que esse cheiro específico recebe o nome de Petrichor. O termo não é muito conhecido, mas dá nome a um dos cheiros mais adorados do mundo.
O cheiro de chuva é sempre associado a uma sensação gostosa de bem estar. A palavra Petrichor é marcada por uma emoção e por despertar os sentidos humanos.
Para os brasileiros, o termo Petrichor não é comum, e sequer faz parte do idioma português. Petrichor significa então “cheiro de chuva”, aquele cheiro que fica no ar depois que a chuva começa a cair sobre o solo seco.
O termo foi criado por pesquisadores da Austrália. A palavra Petrichor é uma composição feita com as palavras gregas “petros”, que significa pedra; e ichor, que significa aquilo que flui através das veias dos deuses.
Petrichor é o nome do cheiro do orvalho, que vem com a primeira chuva após um período de seca. Esse cheiro pode estar associado ao odor das rochas, do solo e da argila. Esse cheiro é complexo, difícil de ser explicado, pois é formado por cerca de 50 compostos químicos distintos. Petrichor também pode ser entendido pelos brasileiros como o cheiro de terra molhada.