Tecnologia

O que é um computador quântico?

Saiba tudo sobre computadores quânticos!

Um computador quântico chega a ser quase 100 milhões de vezes mais rápido do que os computadores convencionais. Estas super máquinas estão presentes em empresas e instituições muito poderosas, como o Google e a NASA, por exemplo.

O mais recente modelo de computador quântico do mundo é chamado de D-Wave 2X, que possui mais de 1000 qubits. No caso da NASA, este computador é mantido no Centro de Pesquisa Ames.

De acordo com estudos, o computador quântico consegue desenvolver cargas de trabalho altamente especializadas, com um desempenho verdadeiramente sensacional. Estas máquinas são usadas para tarefas muito específicas em tecnologia avançada.

Como funciona

Os computadores quânticos são usados principalmente para a resolução de problemas e para melhorar o desempenho de tecnologias. Eles podem ser empregados em cibersegurança, comunicação, identificação de ataques cibernéticos, pesquisas de dados, cálculos e muitas outras atividades que exigem o alto poder de processamento da máquina.

Na prática, o computador funciona em qubits, unidade que pode ser tanto um quanto zero. O sistema da máquina não é linear e ela é capaz de calcular todas as possibilidades de um problema em escala quântica de uma só vez.

Essa é a grande inovação da ciência da computação. Para os cientistas, a computação quântica é o futuro da tecnologia.

Quanto custa?

Um computador quântico da marca D-Wave Systems de 2000 qubits pode chegar a custar mais de US$ 15 milhões. A empresa canadense tem seus computadores usados pelos principais players da tecnologia mundial, pois é a única no mundo a comercializar esse tipo de máquina.

Computador quântico da marca D-Wave Systems de 2000 qubits

Processador quântico da D-Wave, capacidade de 1.152 qubits utilizáveis.

Quem tem um computador quântico?

Até o momento, é possível afirmar que a NASA, o Google e a Universities Space Research Association, uma associação de pesquisa espacial das universidades dos Estados Unidos, estão testando computadores quânticos.

Quem desenvolveu?

A teoria quântica foi desenvolvida no início dos anos 1900, e revolucionou a física e a química. Essa teoria explica o comportamento de partículas, como átomos e elétrons.

No final do século XX, essa teoria começou a ser aplicada também à informação, revolucionando o campo da tecnologia e do processamento de dados. Com isso, nasceu a computação quântica.

Em resumo, um computador quântico é um dispositivo capaz de manipular estados quânticos delicados de forma controlada, da mesma forma que um computador comum manipula seus bits. Este tipo de computador emprega o qubit, que é a versão quântica de um bit.

Atualmente, a superposição quântica é um recurso mais poderoso do que o probabilismo clássico. Os computadores quânticos trabalham com estados emaranhados e superposição quântica, adquirindo um poder extra de computação e processamento de informações.

A empresa IBM Q também tem atuado fortemente no desenvolvimento de computadores quânticos universais, que sejam comercialmente viáveis, principalmente para uso nas áreas de negócios e ciências. Espera-se que estes computadores forneçam soluções para problemas importantes, para os quais existem inúmeras possibilidades de respostas.

Até o momento, a IBM Q criou e testou com sucesso dois poderosos processadores de computação quântica universal: um de 16 qubits para uso público, e outro de 17 qubits para uso comercial.

Sobre o Autor