Você conhece a origem dos termos salário e calendário? Estas duas palavras estão rotineiramente presentes em nossas vidas, mantendo, inclusive, uma certa relação, já que todo assalariado fica dependente de um calendário de pagamentos determinado pela empresa.
Conheça agora a origem do salário e do calendário. Você vai se surpreender!
Salário
A palavra salário vem do latim “salarium argentum”, que na tradução literal significa “pagamento em sal”. Esse termo surgiu com verdadeira ligação à história da humanidade, pois foi a primeira forma de pagamento dos soldados romanos, ou seja, os soldados recebiam uma determinada quantidade de sal por seus serviços prestados ao Império Romano.
É importante ressaltar que, naquele período, o sal era uma iguaria rara e de alto valor. Sendo assim, ele era usado como moeda de troca. Os soldados podiam trocar o sal que recebiam do império por roupas, armas e alimentos.
A porção de sal destinada ao pagamento dos soldados da Roma antiga era considerada divina. Por isso, o termo salário se tornou tão popular e é usado até hoje para indicar a remuneração que o trabalhador recebe ao vender sua mão de obra.
Calendário
O termo calendário também vem do latim, calandae, que significa o primeiro dia do mês romano. Esse dia era marcado como a data em que as contas eram quitadas e, por isso, tornou-se muito importante e popular.
Hoje, o calendário moderno é usado para contar os dias, meses e anos, além de organizar as atividades diárias e os compromissos das pessoas. Os calendários também são fundamentais em atividades como a agricultura e a pesca.