Conhecidos como os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram os três personagens conhecidos por visitar Jesus Cristo quando o mesmo nasceu. Eles são aqueles que você já leu ou ouviu dizer que presenteou o menino Jesus com ouro, incenso e mirra.
Por mais que fossem denominados e chamados de reis, eram na verdade três sábios que viajaram de suas casas para conhecer o menino Jesus quando nasceu e assim, adorá-lo. Belchior era da Europa, Gaspar tinha sua morada na Ásia e Baltazar era de origem africana.
Toda essa historinha não tem base para se tornar verdadeira, não se sabe ao certo quantos eram e também não se tem provas verdadeiras de que seus nomes eram estes. Só se sabe que após muitos anos dessa história, eles foram nomeados.
A História dos Reis Magos
Na história, o caminho que levava até o local de nascimento de Jesus Cristo foi direcionado por uma estrela no céu. Devido a isso, a estrela é um símbolo do natal e conhecida como a estrela de Belém. Os astrônomos estudam até hoje o fenômeno da estrela, mas até o momento não obtiveram nada.
A história dos três reis magos também conta que eles chegaram até Jerusalém e perguntaram ao Rei Herodes por Jesus. Herodes que se sentia sempre em constante ameaça pela chegada de um novo rei, pediu para que os magos seguissem e mais tarde voltassem com a rota que levava até o recém-nascido. Os três reis magos avançaram, mas não voltaram, pois foram alertados em seus sonhos do perigo que Jesus correria se isto acontecesse.
A tradição diz que o dia 06 de janeiro é o dia em que os três reis magos visitam Jesus Cristo. Desta forma, a data é conhecida como dia de Reis.
Veja também: