Os fãs apaixonados de Harry Potter ficariam com o coração apertado se tivessem assistido à destruição dos livros da série promovida por padres católicos na Polônia. Os religiosos queimaram as publicações do romance de fantasia e disseram que os livros são um sacrilégio. O fato aconteceu na cidade de Koszalin, ao norte da Polônia.
Os livros da autora britânica J.K. Rowling tratam de um mundo fantástico onde bruxos e humanos circulam pelas ruas de Londres. A série fala sobre a vida do jovem Harry Potter, um bruxo que se destaca na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que luta contra Lord Voldemort, o bruxo das trevas.
Leia também: Top 10 livros mais vendidos em 2017
De acordo com os padres que queimaram as obras, eles simplesmente obedeceram à palavra de Deus. Em uma postagem do Facebook, um dos padres mostrou fotografias dos livros queimando e citou passagens bíblicas do livro de Deuteronômio, do Antigo Testamento. O texto dizia que os crentes precisavam destruir os inimigos de Deus e incluía a passagem “queimem seus ídolos no fogo”.
A postagem também mostra três sacerdotes carregando uma cesta de livros em uma igreja e levando as publicações para uma fogueira na área externa. Fotografias dos padres rezando sobre a fogueira também foram compartilhadas.
Além dos livros, a fogueira também tinha outros objetos, como, por exemplo, um guarda-chuva da Hello Kitty, uma edição do livro Twilight, que trata de vampiros; e uma estatueta religiosa hindu. A página do Facebook que fez as publicações pertence à fundação evangélica católica “SMS from Heaven”, criada para divulgar mensagens cristãs. [ Fb.com/smsznieba/ ]
Muitos usuários do Facebook não acreditaram na postagem que viram e começaram a reagir. Um internauta comentou o seguinte: “Eu gostaria de acreditar que isso é uma piada. As pessoas estão queimando literatura de fantasia no século 21 em algum tipo de ritual doentio?”.
Durante o ritual, o Catecismo da Igreja Católica também foi citado, mais especificamente a seção 2117, que diz que “todas as práticas de magia ou feitiçaria estão em séria contradição com a virtude da religiosidade”.
A série de livros Harry Potter foi lançada em 1997 e virou uma franquia de sucesso no cinema. Trata-se de uma história épica do bem contra o mal, focada nas aventuras do jovem bruxo.
Cultos religiosos já criticaram a produção em vários casos por conta de seu foco em feitiçaria. Neste episódio específico, a queima dos livros e dos objetos de outras religiões foi fortemente criticada, principalmente porque, atualmente, a igreja católica da Polônia é alvo de investigações sobre diversos casos de abusos sexuais cometidos por padres. Ou seja, os religiosos têm coisas mais importantes para se preocuparem!
Fontes: The jakarta post, Sky