O chá foi descoberto há mais de 5 mil anos na China e atualmente é uma das bebidas mais populares do mundo, perdendo apenas para o café.
Essa bebida é tão versátil que ela é degustada desde o conforto de sua casa até em grandes cerimônias. Há muitas variedades diferentes de chás para escolher, porém também há muitas histórias e curiosidades por trás dessa bebida tão amada.
Confira abaixo as 5 curiosidades incríveis sobre o chá:
1 – A DESCOBERTA
Originalmente usado para fins medicinais, o chá muitas vezes era mastigado em vez de ser consumido em xícaras de porcelana pintadas.
De acordo com os pesquisadores, a bebida foi descoberta pela primeira vez quando as folhas de alguns arbustos de chá caíram na água quente que os criados estavam fervendo para o Imperador Shen Nong beber.
As folhas passaram despercebidas pelos criados e a água foi servida ao imperador, que também era fito terapeuta. Ao beber esta bebida acidentalmente, o imperador gostou muito e foi daí que surgiu o conceito de beber chá.
2 – CHÁ VERDE COMO UM SUPER ALIMENTO
Além de propriedades curativas externas, o chá verde é conhecido como super alimento quando é consumido.
Embora tenha sido usado medicinalmente por milhares de anos, é apenas recentemente que estudos científicos começaram a confirmar muitas das crenças amplamente difundidas sobre os poderes de cura do chá verde.
Existem muitos compostos no chá verde que contribuem para seus potenciais benefícios de cura, como flavonóides e catequinas. Estes compostos oferecem propriedades antioxidantes, antivirais, antibacterianas e até anticancerígenas.
O chá verde também tem mostrado resultados positivos em ajudar a perda de peso, prevenir a cárie dentária e aliviar a depressão. A razão pela qual a variedade verde é superior quando se trata de ajudar certas condições é porque as folhas não são fermentadas, permitindo que a quantidade máxima de compostos benéficos permaneça intacta.
3 – O CHÁ NÃO SERVE SÓ PARA SER BEBIDO
Existem muitos usos interessantes para o chá, além de ser consumido como bebida. Alguns tipos de chás são usados na produção de cerveja e outros são esfregados nas áreas descobertas da pele a fim de manter os mosquitos afastados.
O chá também tem sido usado para limpar pisos, tingir tecidos naturalmente, marinar carne e ajudar a sanar pequenos cortes de barbear.
É frequentemente usado para fins de jardinagem também. As rosas adoram as folhas, absorvendo os nutrientes que elas oferecem através do solo. Isso faz um ótimo acréscimo a uma pilha de compostagem, pois pode acelerar o processo de decomposição.
4- O CHÁ MAIS CARO DO MUNDO
O Tieguanyin é o chá mais caro do mundo! Este chá custa em torno de 1.500,00 libras, porém a boa notícia é que as folhas podem ser preparadas até sete vezes antes de perder o seu sabor único.
A razão para o alto preço está no fato de que este tipo de chá faz “cócegas” em cada um dos cinco sentidos:
Visão: As folhas tem uma cor brilhante e bonita.
Toque: Suas folhas são grossas e nítidas ao toque.
Som: Quando se fabrica o Tieguanyin, as folhas soltas fazem um som agradável quando é despejado no copo.
Cheiro: O aroma de nozes faz dele um cheiro único.
Gosto: Esse tipo de chá também tem um sabor muito rico.
5- OS MAIORES CONSUMIDORES DE CHÁ
A China, o Sri Lanka e o Quênia exportam o maior volume de chá do mundo, enviando cerca de 1 milhão de toneladas entre os três países.
Graças, em grande parte à sua enorme população, a China consome a maior parte de chá do que qualquer país. No entanto, Turquia, Irlanda e Reino Unido ocupam os três primeiros lugares.
Veja também: