A resposta é não. A gripe é uma doença de caráter infeccioso que afeta somente aves e mamíferos, é provocada pelo vírus influenza e age, sobretudo, no sistema respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos).
Apesar de afetar tanto aves quanto mamíferos, existem tipos diferentes de gripe para cada espécie, isso significa que uma gripe que atinge um grupo de galinhas, dificilmente irá atingir um ser humano. Quando isso ocorre é devido a uma mutação e os casos são observados com muita cautela.
Normalmente, a transmissão ocorre a partir de mamíferos infectados que lançam o vírus no ar através de tosses e espirros, mas pode-se contrair a gripe por meio do contato com fluidos corporais (saliva e secreções nasais) e superfícies contaminadas. As aves, por sua vez, podem transmitir por meio das fezes.
Por se espalhar muito rapidamente alguns tipos de gripe são muito perigosos, pois caracterizam pandemia, atingindo todo o planeta em poucos dias ou até mesmo horas. Já ocorreram três pandemias graves no mundo até hoje, todas elas causadas pelo surgimento de uma variedade desconhecida do vírus em humanos.
Recentemente, a gripe aviária (H1N1) manifestou-se como forte candidata a uma pandemia, por isso, diversas políticas públicas foram acionadas em prol de maior controle e prevenção da doença.