Os chamados animais fósseis vivos são aqueles que têm como ancestrais espécies de mais de 500 milhões de anos. Os animais que representam o início da escala evolutiva dos fósseis vivos já foram encontrados em registos fósseis.
O fóssil vivo é um animal evoluído geneticamente, mas que apresenta um aspecto rústico. Estes animais nos remetem à paisagem pré-histórica do planeta Terra. Como exemplos de animais desse tipo, podemos citar os ornitorrincos e as tartarugas.
Vamos conhecer agora algumas espécies de animais fósseis vivos:
1. Tartarugas – As tartarugas já existem há 220 milhões, desde o período Triássico. Elas fazem parte dos grupos de répteis mais antigos do planeta.
2. Triops – Estes animais são parecidos com caranguejos-ferradura bem pequenos. Eles são semelhantes a um fóssil vivo que enfeita aquários. Os triops são originários do período Triássico, há cerca de 220 milhões de anos.
3. Tuatara – As tuataras são fósseis vivos pré-históricos, que têm cerca de 200 milhões de anos. As tuataras são parecidas com lagartos.
4. Tubarões-de-Port-Jackson – Os tubarões-de-Port-Jackson são animais do período Jurássico, que têm cerca de 175 milhões de anos.
5. Ornitorrinco – Os ornitorrincos têm características primitivas. São animais pré-históricos de cerca de 110 milhões de anos.