Uma pesquisa de cientistas britânicos afirma que os peixes podem sentir dor. Segundo os pesquisadores, áreas analisadas nas cabeças das trutas responderam a estímulos destrutivos.
A pesquisa foi feita por uma equipe do Instituto Roslin, em parceria com a Universidade de Edimburgo. O objetivo do estudo era avaliar a presença de áreas sensíveis a dor nos peixes.
A partir de estímulos mecânicos, térmicos e químicos, produzidos na cabeça do peixe anestesiado, mostraram reações na face e na cabeça dos peixes. Essas reações poderiam demonstrar a dor.
Alguns pesquisadores, no entanto, questionam esse estudo e dizem que não é possível afirmar que os peixes sintam dor, pois essa reação é causada por áreas especializadas do cérebro. Como os peixes não têm um cérebro desenvolvido é difícil garantir que eles sintam verdadeiramente dor quando são fisgados por um anzol ou qualquer outro objeto. Assim, muitos cientistas garantem que a sensação causada pela fisgada não chega ser uma dor, mas sim uma pressão mecânica.