Os hipopótamos são animais que podem atingir até 3200 kg. Eles têm uma pele castanha que pode chegar a 5 cm de espessura, sem cobertura de pelos e com muitas glândulas e tecidos adiposos.
Uma curiosidade sobre os hipopótamos é que eles apresentam um líquido vermelho sobre a pele, que se assemelha ao sangue. A pele destes animais deve estar sempre úmida, por isso eles expelem uma substância de cor avermelhada, que protege os animais contra a desidratação.
Por causa da cor dessa secreção muitos povos acreditavam que os hipopótamos eram capazes de suar sangue. Na Grécia antiga, por exemplo, a crença de que os hipopótamos suavam sangue era frequente entre a população.
Na verdade, esse líquido pegajoso é uma espécie de protetor solar dos hipopótamos. Segundo cientistas da Universidade Farmacêutica de Kyoto, no Japão, a substância contém dois pigmentos instáveis de coloração vermelha e alaranjada.
Este pigmento vermelho também possui propriedades antibacterianas que protegem o animal e aceleram a cicatrização de ferimentos. Essa substância é muito importante para o hipopótamo, pois a espécie apresenta uma pele muito sensível a queimaduras solares.
Assim, a secreção não é suor, mas um protetor solar, antisséptico e antibacteriano natural dos hipopótamos.