Todo mundo já usou aquelas forminhas que ficam no congelador para fazer umas pedrinhas de gelo para colocar nos sucos e outras bebidas, não é mesmo? Mas você já parou para pensar por que as pedras de gelo grudam nas mãos e dedos?
Uma situação comum ocorre quando uma pessoa pega o gelo e nota que ele começa a grudar na palma da mão ou nos dedos. Isso acontece porque o gelo transfere sua temperatura e começa a congelar a umidade presente na mão. As moléculas do gelo e as moléculas presentes na umidade natural da pele se unem e atingem um estado de aderência por alguns poucos segundos.
Uma forma de comprovar essa explicação é encontrando um freezer, daqueles usados em festas, e pegando cubos de gelo, que no interior desse equipamento ficam em uma temperatura de 20 graus negativos. Você vai notar que o gelo grudará ainda mais nas mãos, pois, quanto menor a temperatura, maior será a aderência.
Já o congelador da sua geladeira funciona a um ou dois graus negativos, no máximo. Então, o cubo de gelo feito no eletrodoméstico gruda menos ou simplesmente não gruda nas mãos.
Essa mesma explicação vale para aquelas situações nas quais a língua fica presa no gelo (não que você tenha que passar por isso). Vários filmes de comédia já mostraram cenas em que um personagem fica com a língua presa a uma superfície congelada pelo frio do inverno. Lembre-se: quanto mais umidade, mais adesão. Por isso, a língua gruda mesmo no gelo.
O processo pelo qual o gelo gruda em nossa mão, ou em nossa língua, é explicado pelas leis da física. Na prática, os corpos que entram em contato tendem a buscar um equilíbrio de temperatura. Essa é a lei primordial da termodinâmica.
Sendo assim, quando nossas mãos, úmidas e hidratadas, entram em contato com o gelo, elas têm sua temperatura diminuída para entrar em equilíbrio com o cubo de gelo. A umidade (uma camada de água invisível) congela e gruda no gelo. É como se ambos se fundissem, formando um só corpo.
Resumindo: o gelo, em temperatura negativa, quando em contato com a pele humana, congela a umidade natural da mesma. Ou seja, o gelo se funde à pele. Lembre-se que, para grudar na pele, o gelo precisa estar a menos 20 graus Celsius.
Para fazer uma experiência simples, lave suas mãos e, com elas ainda molhadas, pegue um cubo de gelo no congelador. Você vai perceber que o gelo grudará brevemente na sua pele.
Veja também: