Podemos engasgar com qualquer tipo de comida ou bebida, quando isso ocorre é sinal de que o alimento “entrou errado”, ou seja, algo inesperado aconteceu impedindo o alimento de chegar ao estômago.
O problema resulta de uma falha na laringe, órgão localizado na garganta, responsável pela emissão de sons (voz) e também pela passagem do ar. A laringe é formada por estruturas cartilaginosas, entre elas a epiglote, que abre e fecha, involuntariamente, regulando a passagem do ar e dos alimentos ao longo do dia.
Nos momentos em que inspiramos e expiramos, a epiglote se abre para permitir a passagem do ar rumo aos pulmões. Por outro lado, quando ingerimos qualquer tipo de alimento, sólido ou líquido, ela precisa estar fechada, interrompendo a passagem para a laringe. Dessa forma, o alimento percorre o esôfago até chegar ao estômago, onde ocorre a maior parte do processo digestivo.
Às vezes, a epiglote falha em seu fechamento e o alimento que deveria seguir pelo esôfago acaba pegando o caminho errado. O engasgo nada mais é do que uma irritação da laringe que rejeita o alimento a fim de expelir o material das vias respiratórias.