Pelo menos quatro países da Europa e Estados Unidos estão em alerta diante de um aumento em número de casos de hepatite infantil. Autoridades em saúde de Dinamarca, Irlanda, Holanda, Espanha e EUA emitiram documentos confirmando preocupação com o aumento do número de casos. O motivo, no entanto, ainda é desconhecido pelas autoridades. Hepatite é o nome técnico dado ao quadro de inflamação no fígado, que pode ter diversas causas.
As informações ainda não estão totalmente claras, conforme mostra um levantamento de dados. Apesar do alerta emitido por Irlanda, Dinamarca, Espanha e Holanda; o Centro Europeu de Controle de Doenças não revelou o número exato de casos. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por sua vez, divulgou o número de pelo menos 3 casos na Espanha, enquanto na Irlanda teriam sido menos de cinco. Apesar disso, a OMS também destacou que novos casos devem ser confirmados em breve.
O Reino Unido é quem tem números mais alarmantes. Segundo as autoridades, 74 crianças tiveram diagnósticos de hepatite. Ao mesmo tempo, o país informou que os vírus comuns de hepatite A e E, associados a quadros infecciosos, não foram encontrados. Como resultado dessa descoberta, os médicos tentam descobrir a causa do aumento de casos da doença. Duas hipóteses principais estão sendo trabalhadas: a inflamação no fígado ser uma consequência tardia da infecção por covid-19, ou um adenovírus. O país também descartou, até o momento, a relação entre os casos de hepatite e as vacinas.
Quanto aos Estados Unidos, o Estado do Alabama confirmou que duas crianças precisaram de transplante de fígado em decorrência de hepatite. O estado confirmou nove casos da doença e não descartou novos casos; a exemplo do Alabama, outros estados também estão monitorando de perto os casos de hepatite em crianças.
Os quadros clínicos de hepatite em crianças esta geralmente associado a algum vírus e é exatamente isto que tem chamado a atenção. Uma vez que o aumento de casos não esta relacionado aos vírus conhecidos, e geralmente associados a doença inflamatória, levanta-se a questão do porque do aumento de casos. Quais seriam os fatores por trás desse aumento de casos? Além disso, a doença estar atingindo mais crianças do que o normal também é um fato que chama a atenção e causa alerta.
A hepatite é um título genérico para se referir a quadros de inflamação no fígado. Em termos técnicos, a hepatite se divide em alguns tipos, que podem ter causas diferentes. Muitos tipos de hepatite são tratáveis e curáveis, mas nem todos. Em alguns casos, o único tratamento possível é o transplante e, nesses casos, o número de mortes sobe. Sem uma causa externa, geralmente crianças não desenvolvem inflamações hepáticas.
Nos países citados, os pais estão recebendo uma atenção maior das autoridades médicas. Isso porque, antes da chegada da criança à emergência, é preciso que os responsáveis estejam atentos a alguns sinais. Assim como em muitos outros problemas de saúde, o tratamento da hepatite tende a ser mais eficaz quando a doença é descoberta cedo, em estágio inicial.