Cotidiano

Por que as garrafas de vinho são vendidas com 750ml e não 1L?

Se você gosta de tomar vinho, já deve ter observado que a maioria das garrafas é de 750ml. Para quem planeja um evento, ou apenas tem uma família maior, é sempre necessário comprar mais de uma garrafa, apenas para garantir que todo mundo tenha uma taça. É praticamente inevitável o questionamento do porquê as garrafas são fabricadas com capacidade para 750ml, quando poderiam comportar um poco mais, como 1l ou 1,5l. Afinal de contas, qual é a historia por trás disso?

Algumas pessoas podem até imaginar que, talvez, essa seja uma questão associada ao armazenamento da bebida, a manutenção do sabor ou algo do gênero. No entanto, você vai ficar surpreso em saber que as principais teses não chegam nem perto dessa justificativa. Na verdade, segundo as teorias, as garrafas de vinho são vendidas em 750ml muito mais por uma questão prática do que técnica. Que teorias seriam essas, afinal de contas?

Embate entre ingleses e franceses

Se você gosta de história, provavelmente já deve ter visto algo sobre a relação conturbada entre franceses e ingleses. Essas eram duas nações que discordavam de muitas coisas; algumas muito importantes, outras nem tanto. Por exemplo, um dos assuntos em que as duas nações não conseguiam entrar em consenso diz respeito aos valores de medidas. Na França, usa-se o litro; na Inglaterra, usa-se o “galão”.

O galão equivale a 4,546 litros, ou, em termos arredondados, 4,5l. E como fazer para que uma caixa de vinho resulte em um galão, para facilitar o negócio com os compradores ingleses? A solução que os franceses encontraram, segundo essa teoria, foi a de vender caixas de seis garrafas de 750 ml cada. Com isso, cada caixa equivalia a um galão, o que facilitava o negócio entre os dois países.

Produção artesanal

Hoje em dia, a produção das garrafas de vidro são todas industrializadas. Existe um maquinário responsável pela modelagem, resfriamento e acabamento desses produtos. Mas esse não era o caso quando a produção era toda feita de maneira artesanal. Para fazer uma garrafa, era preciso aquecer o vidro e assoprar para que o ar gerasse o vácuo do interior da garrafa. Segundo essa teoria, os trabalhadores não conseguiam assoprar para abrir 1L das garrafas, o que acabou tornando as garrafas de 750ml o padrão da época.

Feito sob medida

Uma terceira teoria fala sobre a quantidade de vinho necessária para uma refeição. O vinho era a bebida que acompanhava as principais refeições, mas quanto um casal europeu bebia por cada uma delas? Segundo essa teoria, o mercado percebeu que uma garrafa de 750ml era mais bem recebida por casais, porque não sobrava vinho, o que evitava o desperdício, mas também era uma quantidade generosa, caso alguém quisesse repetir.

Qual das teorias é a certa? Difícil saber com certeza, talvez um pouco de todas, talvez nenhuma. Fato é que as garrafas de 750ml se popularizaram na Europa e acabaram sendo reproduzidas mundo a fora. Garrafas de vinho de 1l, geralmente, são feitas por produtoras nacionais e costumam ser de vinho suave.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]