Quando Brasil e cachorro são os assuntos de uma conversa, inevitavelmente a figura do cachorro caramelo vem a mente. Esse é um dos grandes símbolos nacionais, porque se trata de uma “raça” que é vista em absolutamente todas as regiões do país. O vira-lata caramelo é onipresente, é amado e querido pela maioria dos brasileiros e tem se tornado, cada vez mais, um símbolo.
Mas além do vira-lata caramelo, quais são os outros cachorros amados pelo brasileiros? Um levantamento do IBGE ajuda a descobrir a resposta para essa pergunta. Os dados revelam algumas informações muito interessantes. Por exemplo, você sabia que quase metade das casas brasileiras tem, pelo menos, um cachorro de estimação? São 46% dos lares brasileiros, segundo o levantamento, um número bastante expressivos.
Quais são as preferências nacionais?
1. Vira-lata
Para além dos caramelos, o brasileiro é apaixonado por vira-latas, de forma geral. Os vira-latas são os famosos cães sem raça definida, que se espalharam pelo país e se tornaram uma potência pelas ruas e lares brasileiros. Os vira-latas se popularizam durante um período em que não havia reprodução guiada no país, ou seja, as raças cruzavam entre si.
O resultado final é, em geral, muito semelhante. Vira-latas costumam ser muito dóceis, inteligentes e leais. São animais, geralmente, de personalidade amigável, mas também muito espertos e engraçadinhos. São animais muito carinhosos, que gostam do ambiente familiar.
Outros pontos em relação a preferência nacional pelos vira-latas é o custo. Em geral, ninguém compra ou vende animais sem raça, o que inclui os cães. Esses são animais facilmente encontrados, geralmente adotados ainda filhotes, e que dificilmente apresentam problemas de saúde – graças a ampla mistura genética.
2. Poodle
Esse animal já chegou a ser considerado “cachorro de madame”, em referência ao fato de ser um animal caro de se adquirir e com custos de manutenção que podem ser elevados. No entanto, essa visão sobre os poodles tem caído. Eles são a segunda raça mais encontrada nos lares brasileiros.
Curiosamente, apesar de serem bem peludos, os poodles são os cães menos propensos a causar alergias em seus donos, graças a uma característica genética. Além disso, os poodles costumam ter uma das maiores expectativas de vida entre animais de raça, vivendo, em média, 14 anos. Além de tudo isso, o poodle também solta pouco pelo.
3. Yorkshire
Assim como o poodle, este cãozinho também teve grande fama de “cachorro de madame”. O Yorkshire surgiu no Reino Unido, pensado para auxiliar camponeses. Pelo tamanho bem pequeno, eles eram usados na caça e controle de roedores. Atualmente, essa raça nada parece com uma raça criada para o trabalho no campo. São animais famosos por terem sido a escolha de muitas celebridades, como Britney Spears, Paris Hilton e outros.
4. Buldogue francês
O buldogue francês é uma das versões mais populares dos “derivados” do buldogue inglês. Acredita-se que esta raça tenha surgido depois que artesãos ingleses levaram o buldogue para a França. Em terras francesas, eles teriam cruzado com o terrier boules, resultando no buldogue francês. São animais considerados dóceis, velozes e bastante ágeis.