Cotidiano

Por que neva em algumas regiões do Brasil?

O Brasil é um país tropical e isso significa que o clima é quente, úmido, dentre outras coisas. Naturalmente, quando se fala em um clima “tropical”, neve não é a primeira coisa que se tem em mente, certo? Neve e Brasil não é mesmo uma relação que a maioria das pessoas faça; no entanto, qualquer pessoa que tente analisar o país precisa entender que se trata de um país de extensão continental. Ou seja, é impossível empacotar todo o país em uma única categoria, seja ela qual for.

Embora o Brasil seja, de fato, um país tropical; isso não significa que todas as suas regiões correspondam ao imaginário que se tem a partir dessa informação. Uma das regiões que mais se destaca é, sem dúvida, a região sul do país. Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem um clima muito característico, com frio intenso no inverno e ocorrência de neve, em alguns períodos.

Para muitas pessoas, é até difícil compreender que exista neve no Brasil. Ainda assim, essa é uma realidade que tem sido observada ao longo de anos. A grande questão, que intriga muita gente, é como? Como é possível que as temperaturas caiam tanto a ponto de formar neve em um país como o Brasil? Em primeiro lugar, numa tentativa de entender esse fenômeno, é bom entender quais os fatores que o tornam possível.

Neve e baixas temperaturas

Para se formar neve é necessário que a temperatura, tanto ambiente quanto do solo, esteja a baixo de 0. No Brasil, essas temperaturas são mais facilmente alcançadas em áreas de Serra, ou seja, com a altitude um pouco mais elevada. A neve, na realidade, se forma ainda na nuvem e depende das temperaturas do ar e do solo, que estejam abaixo de 0, para formar a cobertura de neve que surpreende a todos.

No Brasil é notável que apenas algumas regiões sejam conhecidas por ter neve em algum período do ano. Essas regiões estão no sul, em altitudes mais elevadas e maior umidade. Em algumas regiões, existem registros de nevasca. Embora o período de duração da neve seja mais curto, se comparado a outros países, a neve brasileira continua sendo uma atração e se engana quem pensa que o fenômeno começou agora.

Em 1816, foi feito o primeiro registro de neve no Brasil. Daquele ano em diante, muitas outras vezes esse fenômeno foi observado e, pelo menos, desde 2005 vem sendo acompanhado todos os anos. São Joaquim (SC), Gramado (RS), Canela (RS), Urubici (SC), Urupema (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Cambará do Sul (RS) e São José dos Ausentes (RS) são as cidades do Sul do país que já tiveram neve.  A neve é observada com mais intensidade no sul do país, mas já foi registrada também em outras regiões. No Sudeste, por exemplo, todos os estados já registraram neve. Goiás, DF e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro, também ja registraram neve desde a década de 70.

Especialmente no sul, o fenômeno é impulsionado por massas frias que vem direto do polo sul e influenciam totalmente o clima. Com a ocorrência de neve, existem cidades já apostando no turismo de inverno como uma opção para atrair visitantes. A ideia é oferecer neve para brasileiros sem ter que sair do Brasil para isso. Em muitas cidades, projetos de turismo tem sido um enorme sucesso.

 

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]