Dormir é uma das coisas mais importantes para o corpo humano, embora nem todo mundo pareça perceber. O período do sono é o momento em que seu corpo “reprograma” tudo que passou e tudo que deve passar no dia seguinte. Não é à toa que a preocupação com a qualidade do sono seja tão presente e importante.
Chega a hora de dormir e naturalmente as diferenças mais íntimas entre as pessoas acaba sendo colocada em evidência. Se você alinhar dezenas de pessoas e observar como cada uma se prepara para pegar no sono, vai ver que as posições escolhidas podem ser das mais variadas, e surpreendentes, possíveis. Mas, no fim das contas, existe um jeito certo ou errado de dormir? A verdade é que a resposta não é tão simples.
Se você sofre de algum problema na coluna, por exemplo, é bem óbvio que a resposta para a pergunta é sim. Em muitos casos de lesão na coluna, os pacientes aprendem a dormir em uma única posição, que não vai causar mais danos. O mesmo acontece para quem sofre alguma lesão no corpo, por exemplo, ou para mulheres grávidas: sempre vai existir uma posição que atenua um pouco o desconforto.
Só que, por outro lado, se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, a verdade é que o jeito certo de dormir é aquele em que a sua coluna e pescoço estão o mais alinhados possível. Tendo isso em mente, talvez você se pergunte se faz diferença estar virado para a direita ou esquerda. Neste caso, cada lado tem seu argumento de defesa.
Pela esquerda
Um dos principais argumentos em favor de dormir virado para a esquerda resulta na ideia de que o contrário, isto é, dormir virado para a direita, pode te tornar mais vulnerável a sofrer de refluxos gástricos. Essa, no entanto, não é uma verdade absoluta. O refluxo acontece quando o conteúdo presente no estômago sobe de volta para o esôfago. A sensação é de corrosão e acidez. Quando prolongado e sem tratamento, esse problema pode levar a úlceras.
Para evitar refluxos, a regra de ouro é: descanse um pouco da alimentação antes de se deitar, para que a gravidade não funcione contra você. Se você costuma deitar para a direita, talvez mudar de lado pode ser uma tentativa válida.
Pela direita
Quem defende que dormir virado para a direita é mais correto, geralmente cita os benefícios da posição no combate aos sintomas da apneia do sono. Neste caso, as opiniões ainda podem contar com um estudo científico que contou com observação de voluntários, realizado em 2011. Naquela pesquisa, foi concluído que a posição realmente trouxe melhora significativa.
O porque da melhora da respiração em pessoas que dormem viradas para o lado direito não ficou claro. No entanto, em 2018, um outro estudo apontou que pessoas com problemas cardíacos também tendem a preferir dormir virados para o lado direito.
Dormir de barriga para cima ou para baixo?
Para quem gosta de dormir de barriga para baixo, “de bruços”, é importante saber que os apontamentos científicos são bastante desanimadores. Essa posição leva a um aumento na pressão intraocular que, a longo prazo, pode estar associada com problemas como glaucoma, neuropatia óptica e problemas de visão. Os problemas para quem dorme de bruços ainda aumentam, uma vez que acredita-se que a posição pode piorar a saúde da pele.