Cotidiano

Por que o dólar subiu tanto?

As incertezas políticas e econômicas do Brasil têm feito o valor do dólar subir. Saiba mais!

Em 2014, o valor do dólar comercial atingiu patamares extremamente elevados. Depois da reeleição da presidente Dilma Rousseff, em outubro, o cenário econômico brasileiro ficou ainda mais instável e abriu espaço para que a moeda norte-americana apresentasse dias seguidos de alta.

O avanço do valor do dólar fez com que a moeda tivesse um aumento de 1,82% apenas nas primeiras semanas do mês de novembro de 2014, atingindo a marca de R$ 2,60 na venda. Este é o maior valor de fechamento da moeda desde 2005.

A explicação para a elevação do preço do dólar no Brasil é a indefinição sobre as medidas econômicas que serão tomadas pela presidente reeleita Dilma Rousseff (PT). Muitos investidores estão inseguros com o cenário econômico do Brasil e, por isso, têm buscado mais dólares no mercado. Com o aumento da procura, o preço da moeda sobe cada vez mais.

Os investidores aguardam mais detalhes sobre o futuro da economia e do governo brasileiro. Eles querem saber como será a gestão da política econômica do país, sobretudo no que diz respeito à política fiscal.

ANÚNCIOS

Os mercados econômicos também esperam a escolha do próximo Ministro da Fazenda, que será o substituto de Guido Mantega. A presidente Dilma Rousseff deve fazer pronunciamentos sobre sua nova política para a economia durante a reunião do G20, que acontece entre os dias 15 e 16 de novembro de 2014, na Austrália. Depois de eliminar as incertezas para o mundo dos negócios, é possível que o dólar fique mais estável no mercado de câmbio.

Sobre o Autor