No Brasil, é impossível encontrar uma única pessoa que goste do serviço de telemarketing. Isso porque as ligações deste tipo de serviço são extremamente irritantes e ineficientes.
O serviço de call center é tão ruim no Brasil por causa da falta de treinamento dos atendentes, das longas e exaustivas jornadas de trabalho e pela baixa remuneração que essas empresas pagam para seus funcionários. O call center é um serviço de atendimento ao cliente, usado pelas empresas prestadoras de serviços para resolução de problemas e também para vender novos serviços.
De acordo com muitos relatos e experiências, o call center é sempre péssimo no momento de atender às reivindicações dos clientes e muito insistente na hora de tentar vender algo. Por essas razões, o serviço é odiado.
O setor de telemarketing é um dos que mais crescem no Brasil, mas, mesmo assim, as empresas responsáveis não investem para melhorar o atendimento. Essas empresas são acusadas de estabelecerem metas irreais para seus funcionários, além de submetê-los a muito estresse e condições desumanas de trabalho. Estes pontos colaboram para a crítica situação do serviço no Brasil.
Esse segmento tem 1,5 milhão de trabalhadores, vivendo, quase rotineiramente, situações abusivas. 64% destes trabalhadores têm entre 18 e 29 anos.
O Call Center costuma tratar todos os assuntos superficialmente e, por isso, não consegue suprir as demandas dos clientes. Sem treinamento para os operadores, o serviço se torna demorado e majoritariamente insatisfatório.
Confira a lista das frases mais faladas pelos operadores de call center, e mais odiadas pelos consumidores:
1 – Só um momento, vou transferir sua ligação para o setor responsável;
2 – Posso confirmar seus dados?;
3 – Verei o que posso fazer para te ajudar;
4 – A senhora pode aguardar alguns minutos para eu poder atendê-la melhor?;
5 – Obrigado por aguardar;
6 – Só mais um momento senhor;
7 – O senhor poderia estar verificando o seu código, por favor?;
8 – Eu vou estar verificando;
9 – Vou estar conferindo mais uma vez, senhor!