Que tal entendermos como funciona a tosse?
A tosse é um meio que o corpo acha para expulsar substâncias (poeiras, bactérias, vírus ou fungos) que estão irritando as nossas passagens de ar; na laringe, faringe, traqueia ou pulmões. Geralmente, nós tossimos porque nosso corpo quer limpar uma formação de muco na traqueia. Quando nós tossimos, o ar pode se mover a até 450 km/h durante a contração (a tosse). Também pode acontecer caso um pouquinho de comida desça pela traqueia (o certo é descer pelo esôfago), podendo resultar talvez em um engasgo (seria a tosse de forma mais intensa e rápida). Uma tosse crônica frequente, na maioria das vezes indica a presença de alguma doença.
A tosse pode ocorrer de forma voluntária e involuntária. No caso da forma involuntária, seria um mecanismo de reflexo.
Exceto os pacientes que tenham uma radiografia do tórax normal e não seja fumante, a causa da tosse frequente em 94% dos casos de todos os pacientes é devido a um refluxo ou asma.
Existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. O que diferencia as duas é a presença de muco (catarro). Na tosse produtiva, o muco é eliminado e na tosse seca o muco parece que não está ali. Sempre é muito importante fazer uma avaliação para saber se a tosse é realmente seca ou se o catarro não está fluindo por dentro por conta de alguma desidratação ou tratamento feito de forma errada.
Diagnóstico
Sempre é muito importante fazer o diagnóstico com diferencial por causa da tosse (por favor, consulte um médico). Além do exame clínico, alguns exames de imagem e de laboratório são necessários.
Outra parte importante do diagnóstico é o aspecto da secreção (muco ou catarro). Quando ela é aquosa e clara, geralmente é associada a alergias, asmas, irritações ou a infecções virais das vias respiratórias provocadas pelo fumo. Uma secreção mais espessa, com a coloração esverdeada ou amarelada pode indicar bronquite, pneumonia ou sinusite. As cores vermelha ou marrom indicam a presença de sangue e sugerem irritações graves como tuberculose, pneumonia ou câncer de pulmão. Este artigo é apenas para fins informativos, por favor, consulte um médico.
Por que a tosse piora a noite?
Quem sofre com a tosse crônica ou está passando por algum quadro agudo, sabe que a situação tende a piorar a noite, principalmente durante o sono. O nosso sistema de proteção contra infecções e inflamações, fica mais fraco durante a noite. “A causa é que o hormônio anti-inflamatório e antialérgico, o corticoide natural, é liberado uma vez por dia, somente de manhã, então à noite esse hormônio já foi consumido, causando uma piora no quadro de diversas doenças” disse o otorrinolaringologista Jamal.
Tratamento
O tratamento da tosse depende diretamente de que o diagnóstico seja bem estabelecido e a causa inteiramente determinada.
Texto com fins informativos. Por favor, consulte o seu médico para um diagnóstico preciso e tratamento correto.
Veja também: