O inverno é uma estação do ano marcada por diversas doenças e sintomas desagradáveis. Esse é o período com a maior incidência de alergias e doenças respiratórias, causadas principalmente pelo tempo seco, pela baixa umidade relativa do ar e pela tendência que as pessoas têm de ficarem aglomeradas em locais fechados para se protegerem do frio.
Algumas doenças comuns do inverno são: o resfriado, a gripe e a sinusite. Essas doenças são mais comuns em idosos e crianças, que estão no grupo de risco para a infecção por vírus que circulam durante a estação.
Outras doenças bastante frequentes no inverno são a otite, a pneumonia, a meningite, a asma, a bronquite, a bronquiolite e vários tipos de alergias causadas pela maior concentração de poluentes no ar.
Manter os ambientes fechados no inverno é muito prejudicial para a saúde, pois essa condição facilita a proliferação de vírus e bactérias que contaminam as pessoas. Para se proteger das doenças de inverno é preciso ficar bem agasalhado, manter os ambientes arejados, consumir suplementos e frutas com vitamina C, não sair de casa com cabelos molhados e se alimentar bem.
Ao notar os primeiros sintomas de uma gripe, como dor de ouvido, febre, coriza e tosse, é importante procurar um médico. Não é recomendado tomar medicamentos sem indicação médica.