Uma pesquisa mostrou que 78% das ofertas de conexão à internet no Brasil são controladas pelas empresas Telefônica, Oi, Net, Embratel, GVT e CTBC. As velocidades oferecidas aos clientes dessas marcas variam entre 512Kbps e 2Mbps. Apenas 48% dos provedores oferecem conexões acima de 2Mbps.
Muitas reclamações são feitas todos os anos sobre os provedores de internet. A Vivo, a Claro e a Tim são as empresas que recebem mais críticas no Procon por causa de falhas de sinal e dificuldade para cancelamento de contas.
Um estudo realizado pela associação de consumidores Proteste mostrou que, no sudeste do Brasil, a GVT é a empresa melhor empresa avaliada pelo seu serviço de internet e banda larga de velocidades de até 150 Mbps.
O mercado de provedores no país é liderado pela Oi Velox (28% de participação), NET Vírtua (20%) e GVT (13%). Todas essas empresas foram destacadas com bom padrão de qualidade.
A pesquisa também mostrou que o gasto médio mensal do brasileiro com a internet é de R$ 105. No sudeste, as conexões mais usadas são as via cabo ou fibra ótica.
Em suma, é possível afirmar que os melhores provedores de internet do Brasil são: GVT, OI, Net, Claro e Telefônica Vivo. Em 2013, as empresas de Telecomunicações lideram o ranking de atendimento do Procon-SP. Confira o número de reclamações de cada empresa:
Vivo/Telefônica – 10.921 reclamações
Claro – 6.476 reclamações
TIM – 3.901 reclamações
NET – 3.766 reclamações
Oi – 3.467 reclamações