A cada dia, novos dados e crimes aparecem nas investigações da Operação Lava Jato. Essa intensa rede de corrupção que se formou no Brasil colocou a Polícia Federal em estado de alerta.
Até o momento, já foram realizadas diversas fases da Operação Lava Jato, cada uma com um nome diferente e com um foco diferenciado.
Confira algumas das principais fases da Lava Jato contra a corrupção:
Operação Lava Jato – Esta operação da Polícia Federal foi o início de toda a investigação sobre a corrupção na Petrobras. A operação começou a ser deflagrada em 17 de março de 2014. Inicialmente, foram mais de cem mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e condução coercitiva. Esta operação começou para investigar um esquema de desvio de dinheiro na Petrobras, estimado em cerca de R$ 40 bilhões.
Operação Custo Brasil – Operação que ocorreu em parceria com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, deflagrada em 23 de junho de 2016. Esta foi a 18ª fase da Operação Lava Jato e investigou o Grupo Consist.
Operação Zelotes – A Operação Zelotes aconteceu em 26 de março de 2015, para investigar corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), do Ministério da Fazenda. 70 empresas foram investigadas.
Operação Acrônimo – A operação investigou um esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais. Foi deflagrada em 29 de maio de 2015.
Operação Turbulência – Essa operação investigou mais detalhes sobre o cartel de empreiteiras acusado de fraudar contratos na Petrobras.
Operação Abismo – Esta fase apurou fraudes em licitações nas obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Operação Recomeço – Investigou fraudes em fundos de pensão.
Operação Boca Livre – Apurou fraudes de R$ 180 milhões na Lei Rouanet.
As investigações da Lava Jato já duram mais de dois anos e quatro meses, e acontecem sob a responsabilidade do juiz federal Sérgio Moro.