Cotidiano

Quais são os piores problemas do Brasil?

Entenda os principais problemas sociais do Brasil!

O Brasil é um país em desenvolvimento que, apesar de ter um grande potencial, ainda apresenta diversos problemas sociais. Nosso país é feito de constrastes, com muitas riquezas acumuladas e também muita pobreza.

Os problemas sociais estão presentes em todas as regiões do país, principalmente no interior do nordeste e nas grandes cidades. Os principais problemas enfrentados pelo Brasil hoje são a corrupção, as drogas, a educação precária, a falta de empregos e a inércia do governo. No Brasil faltam moradias, hospitais, escolas e empregos dignos para a população.

Confira alguns dos piores problemas do Brasil:

Corrupção política – Os atos políticos de corrupção são considerados os piores problemas do Brasil. O roubo de dinheiro público e as obras superfaturadas afetam a população, que paga seus impostos, mas não recebe a contrapartida do governo em obras de infraestrutura e melhorias dos serviços públicos. Todos os anos, bilhões de dólares são roubados no Brasil em todas as esferas de poder.

Educação Precária – As escolas públicas do Brasil ainda apresentam um ensino e uma estrutura precárias. Nesse contexto, o país não cumpre seu papel de assegurar educação de qualidade a todos os jovens e crianças.

Exclusão social – O Brasil ainda tem muita gente vivendo na marginalidade, sem condições de vida digna. Cerca de 25% da população brasileira não têm acesso à moradia, educação, saúde, emprego e alimentação.

Falta de Empregos – O salário mínimo muito baixo e a falta de oportunidades dignas de trabalho também representam um sério problema no Brasil. Milhões de brasileiros não têm empregos e não possuem qualificação profissional para assumir as vagas disponíveis.

Violência e Drogas – Muitas cidades brasileiras são assoladas pela violência e pelas drogas. O tráfico nas grandes cidades, principalmente nas comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro, é a principal causa da criminalidade. Além disso, o Brasil ainda registra muitos casos de violência contra a mulher, a criança, violência sexual e contra homossexuais.

Sobre o Autor