Vivemos num mundo onde a tendência da sustentabilidade é urgente. Para nos adequarmos às questões ambientais devemos adotar atitudes dentro de casa para preservar os recursos naturais do planeta.
Uma atitude bastante simples é saber escolher o chuveiro ideal para a sua residência. Mas como saber qual tipo de chuveiro é mais ecológico?
Sabemos que o chuveiro elétrico é o grande vilão do consumo de energia nas casas do Brasil, mas ainda assim alguns especialistas defendem esse tipo de chuveiro.
É certo que hoje o tipo de aquecimento mais ecológico é o que utiliza a energia solar, mas essa tecnologia pode ser bastante cara. Então, vamos saber qual chuveiro é melhor: o elétrico ou o a gás.
Existem relatos de que o chuveiro elétrico é o mais eficiente, mas muitas pessoas preferem o chuveiro a gás natural. Fazendo uma comparação direta entre o chuveiro elétrico e o aquecedor a gás, os chuveiros a gás apresentam uma economia de até 23%.
Assim, podemos dizer que o chuveiro a gás é mais ecológico do que o elétrico. Esse tipo de chuveiro é considerado o mais ecoeficiente do mercado. Essa avaliação é feita com base em alguns indicadores ambientais, como o uso da terra, o consumo de energia, o consumo de recursos naturais, o consumo de água e as emissões.