A menopausa das mulheres é considerada um enigma evolutivo ainda não resolvido. Muitos fatores levam a mulher a entrar na menopausa, fase da vida em que deixam de ovular e não podem ter mais filhos.
A menopausa determina uma idade máxima para a reprodução feminina. Agora, um estudo sugere que os homens sejam também os causadores da menopausa nas mulheres.
A pesquisa usou um modelo computacional dos dois sexos para mostrar como o homem pode ter preferência por mulheres mais jovens, fator que pode levar ao acúmulo de mutações deletérias para a fertilidade feminina e, assim, produzir o período de menopausa.
De uma maneira geral, o estudo quis mostrar o efeito que a escolha do companheiro sexual pode exercer sobre a mulher. O estudo apontou que a preferência sexual dos homens é por mulheres mais jovens, e consequentemente, mais férteis. Esse pressuposto, faria com que mulheres mais velhas tivessem mais mutuções genéticas. Ainda assim, um declínio de reprodução em mulheres idosas constitui um enigma evolutivo.
As soluções podem ser agrupadas em duas categorias gerais explicativas: a menopausa pode ser considerada como uma adaptação que impulsiona uma maior longevidade além do declínio da fertilidade feminina, e a reprodução inclusiva pode explicar a menopausa humana.
As explicações gerais para a menopausa seriam, então: a mudança de preferência masculina para as mulheres mais jovens e a existência de mutações específicas do sexo feminino, com efeitos negativos sobre a fertilidade em mulheres mais velhas. Sob certas condições, a escolha do parceiro pode ser um fator preponderante na acumulação de mutação do organismo feminino, fator que pode explicar a origem evolutiva da menopausa.
Fonte: Ploscompbiol.