Mundo Bizarro

Qual o índice de saneamento básico do Brasil?

O acesso ao saneamento básico no Brasil ainda é problemático. Hoje, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos domicílios brasileiros, cerca de 56%, ou 25 milhões de residências, não possuem ligação com a rede coletora de esgoto, e 80% dos resíduos são lançados diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento.

Em 2012, uma audiência no Senado Federal para discutir a situação do saneamento básico no Brasil, apontou que “a situação do país no setor é catastrófica e que seriam necessários investimentos de R$ 22 bilhões em sistemas de produção de água e mananciais para manter a atual oferta de água potável em 55% das cidades brasileiras, até 2015”.

Ainda nesse encontro, os senadores destacaram que a ampliação do saneamento básico em comparação ao crescimento das cidades está ficando estagnado.

O governo espera que a aprovação da Política Nacional de Recursos Hídricos possa minimizar estes problemas, possibilitando a inclusão de recursos financeiros suficientes no Orçamento de 2013 para setores responsáveis pela água e pelo saneamento.

ANÚNCIOS

Ainda sobre este assunto, uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostrou que o Brasil não priorizou o saneamento básico nos últimos 20 anos.

Sobre o Autor