Ciências

Qual o real benefício da cúrcuma para os dentes?

A cúrcuma é utilizada por algumas pessoas como substituta da pasta de dente. Saiba o que os dentistas falam sobre isso!

Pessoas que seguem um estilo de vida saudável e evitam o uso de produtos industrializados estão substituindo a pasta de dente por cúrcuma. Uma dessas pessoas é Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil.

A nutricionista postou em sua rede social uma foto com um texto que listava diversos benefícios da cúrcuma como substituta da pasta de dente. O post teve grande repercussão e dividiu opiniões. A apresentadora do programa “Bela Cozinha”, do GNT, foi muito criticada por dentistas por recomendar o abandono do uso da pasta de dente. Segundo os especialistas, a pasta de dente é fundamental para a saúde dental por conta do flúor.

Já de acordo com Bela Gil, a cúrcuma deve ser utilizada para escovar os dentes por causa de suas características benéficas, como função anti-séptica, antibiótica, anti-inflamatória e também por ser 100% natural e sem efeito colateral. A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta utilizada em temperos.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) se posicionou sobre o assunto, dizendo que não existem evidências científicas de que a cúrcuma possa evitar cáries ou doenças na gengiva. Diversos dentistas chamaram a nutricionista de irresponsável por fazer afirmações sobre saúde bucal sem fundamento da ciência. Os profissionais também afirmaram que as pastas de dente apresentam substâncias seguras.

ANÚNCIOS

Apesar das críticas, Bela Gil se defendeu e disse que é adepta de uma vida saudável e sem produtos químicos e industrializados. A nutricionista chegou a dizer que sua filha também usa a cúrcuma no lugar da pasta de dente. Bela também recomendou que as pessoas utilizem uma pitada de canela para garantir um sabor e um aroma especial à cúrcuma para a higiene bucal.

Os dentistas dizem que o flúor, utilizado na pasta de dente, é importante para os dentes e, por isso mesmo, também está presente na água distribuída para a população pelas concessionárias públicas.

Sobre o Autor