“Feliz Natal”. Essa foi a primeira mensagem de texto, ou SMS, enviada a uma aparelho celular a partir de um computador. O responsável pela façanha foi o britânico Neil Papworth, que testava a nova tecnologia em 3 de dezembro de 1992.
Apesar dos avanços, a tecnologia disponível na década de 90 não foi suficiente para impulsionar a demanda pelo serviço. Mas a partir dos anos 2000, com a possibilidade de trocar SMS’s entre redes de celulares diferentes, a moda pegou.
Os jovens foram os principais disseminadores da nova tecnologia, tanto que foram capazes de se adaptar rapidamente, usando os polegares para digitar e criando uma gramática própria a fim de se comunicarem de forma mais dinâmica.
Em 2010, a União Internacional de Telecomunicações (UIT), divulgou que cerca de 200 mil sms’s eram enviadas a cada segundo no mundo todo. Se fizermos as contas, chegaremos a um número absurdo, que ultrapassa os milhões.
Contudo, há quem acredite que esse número está caindo, pois o valor cobrado pelo envio das mensagens vai na contramão de outras tecnologias que oferecem o mesmo serviço de forma gratuita, como é o caso do What’s App da Apple.