Um levantamento realizado pela Febraban junto aos bancos brasileiros mostrou que, de 2009 a 2012, cerca de 2500 caixas eletrônicos foram explodidos no país. Esse número significa que uma média de 833 caixas eletrônicos são alvos de bandidos todos os anos no Brasil.
A destruição dos terminais é feita, na maioria dos casos, com uma carga de explosivos poderosos usados pelos bandidos. O crime tem se tornado frequente no país, e coloca a população em risco.
Esse tipo de crime acontece com mais frequência nos Estados das regiões sudeste e sul do país. Já nos estados do Nordeste, o crime tem apresentado uma redução.
Veja também:
Quais os cofres mais seguros do Brasil?
Quais os cofres mais seguros do mundo?
Segundo a Febraban, no Paraná, por exemplo, os roubos com explosões subiram de 8 para 68. Outra cidade que tem sofrido com os ataques constantemente é São Paulo. Em algumas localidades do país existem relatos de caixas eletrônicos que foram explodidos mais de uma vez.
Os bandidos utilizam cargas roubadas de explosivos para cometerem os crimes. Esses explosivos são roubados de paiois ou são fruto de desvios de cargas.
Veja flagras de bandidos explodindo caixas eletrônicos:
Essa realidade levou o Exército Brasileiro a publicar um conjunto de normas para aumentar o controle sobre a venda de explosivos no país. Atualmente, os explosivos vendidos no Brasil precisam ter uma identificação numérica e os fabricantes precisam atualizar periodicamente a quantidade de explosivos que venderam.