Cotidiano

Quantos graus nosso corpo realmente é capaz de suportar?

A chegada do verão é motivo de comemoração para alguns, mas também motivo de total desespero para outros. É sabido que o ser humano é capaz de se adaptar, e isso vale para muitas coisas. Em regiões onde o calor é comum, as pessoas não estranham tanto as altas temperaturas; em outras regiões, onde o frio é mais comum, as altas temperaturas são verdadeiros testes de resistência.

Ao longo dos últimos anos, por exemplo, países da europa tem sofrido com o calor intenso. As chamadas “ondas de calor” tem causado transtorno e muita dor de cabeça. Em outros países, como o Canadá, por exemplo, o governo chegou a registrar mortes por calor – geralmente associadas a desidratação, problemas cardíacos, etc. No Brasil, por outro lado, alguns estados sofreram com ondas de frio – justamente porque a maioria de nós não é acostumada.

Mas todo esse fenômeno gera uma questão curiosa, mas muito válida. Você já parou para pensar em qual a temperatura mais alta que o corpo humano é capaz de suportar? Essa é uma pergunta que, na realidade, exige uma reflexão mais aprofundada do que parece. Afinal de contas, como vimos antes neste texto, o ser humano parece capaz de se adaptar a certas temperaturas, dependendo do grau de exposição.

O que realmente determina o quanto o corpo humano suporta –  que realmente não é exato e pode variar um pouco de pessoa para pessoa – é não apenas a temperatura, mas também a umidade relativa do ar. Quanto mais úmido, pior a capacidade de transpiração da pessoa e, como você deve saber, a transpiração é uma das formas do corpo de regular sua própria temperatura.

Os cães, por exemplo, possuem um sistema semelhante, mas com a língua. Quando você vê um cão com a língua para fora, saiba que ele provavelmente esta com o corpo aquecido, seja pelo calor ambiente ou pela pratica de exercício, e a língua para fora serve para equilibrar a temperatura do corpo novamente. Ele elimina o calor do corpo e permite a entrada de uma temperatura mais fresca.

No corpo humano, isso funciona através do suor. Quando suamos, é um esforço do nosso corpo para regular a temperatura interna. Quando o clima esta úmido em excesso, não conseguimos fazer isso e a sensação térmica se torna ainda mais insuportável. Quanto a pergunta que nos trouxe aqui, é esse o momento que realmente importa. Quando a temperatura externa a nós passa níveis elevados, como 40ºC, e não conseguimos regular a temperatura interna, é nesse momento em que temos problemas.

Você deve conhecer a expressão hipotérmico, certo? Trata-se de situações em que o indivíduo esta com a temperatura do corpo reduzida e precisa ser aquecido. No caso que analisamos, o fenômeno é a hipertermia. Trata-se de uma situação febril, em que a temperatura do corpo se encontra tão elevada que passa a oferecer riscos para a saúde. Quando uma pessoa atinge esse estágio, é fundamental o socorro médico porque, do contrário, a condição pode levar a morte porque gera complicações.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]