Existe um relógio no interior de uma montanha que tem centenas de metros de altura. Este relógio foi concebido para assinalar 10.000 anos. De vez em quando os sinos deste relógio enterrado tocam uma melodia. Cada vez que o alarme toca, o relógio apresenta uma música diferente.
As badaladas do relógio foram programadas para se repetirem por 10.000 anos. Ninguém é capaz de adivinhar quantas belas canções o relógio vai tocar ou quando as badaladas poderão ser ouvidas.
Esse relógio é real e está sendo construído dentro de uma montanha no oeste do Texas. Este relógio é o primeiro de muitos relógios milenares que os projetistas esperam construir ao redor do mundo.
Já existe um segundo local para outro relógio numa montanha no leste de Nevada. Os projetistas do Relógio do Texas esperam que o seu carrilhão continue a tocar o dobro do tempo.
Dez mil anos é a idade da civilização, portanto, um relógio 10K mediria o futuro da civilização. O relógio já está sendo usinado e montado na Califórnia e em Seattle. Entretanto, a montanha no Texas ainda está sendo preparada.
Danny Hillis, um inventor, engenheiro de computação e designer, é o gênio responsável pela invenção do Relógio. Ele e Stewart Brand, um biólogo, lançaram uma fundação sem fins lucrativos para construir pelo menos o primeiro Relógio. A organização Long Now afirma que o relógio na montanha vai ser monumental, quase arquitetônico em escala.
Para ver o relógio será preciso fazer uma peregrinação até chegar a entrada escondida em uma abertura na face da rocha. Os membros da organização Long Now terão prioridade para visitar o relógio quando ele for concluído.
Conheça o site da fundação: Longnow.org/clock/