Ciências

Um dos mais perigosos vulcões do mundo entra em erupção

Localizado no território da República Democrática do Congo, o vulcão Nyiragongo é reconhecido como um dos mais perigosos do mundo. Ao longo da história, este mesmo vulcão já colocou em risco a região em muitas outras ocasiões e isso acabou ficando na memória dos moradores locais. Agora, com novas erupções eminentes, centenas de milhares de pessoas fugiram da cidade, com medo de novas tragédias.

A cidade se chama Goma e já foi assolada pelo vulcão Nyiragongo anteriormente. Dessa vez, chama a atenção o número de 400 mil pessoas que evadiram do local, por medo. Mas o povo não esta fugindo apenas por iniciativa própria. A situação é tão grave, que o próprio governo local tem promovido ações de evacuação.

Os riscos em relação a nova erupção do vulcão Nyiragongo não dizem respeito apenas ao escorrimento de lava, mas as várias repercussões que o vulcão gera no local, como: rachaduras nas ruas, emissão massiva de dióxido de carbono, intensa atividade sísmica, dentre outras. O escoamento de lava é também uma das principais preocupações.

ANÚNCIOS

Como se trata de um fenômeno natural sobre o qual o ser humano tem pouco ou nenhum controle, a ordem geral é de que seja realizada a evacuação total da área afetada da cidade. A ordem, no entanto, não é tão simples de ser colocada em prática porque se trata de uma região muito populosa, o que gera desafios grandes ao caso. Além disso, outro ponto que preocupa os cientistas que monitoram a situação é o lago Kivu. Existe, de acordo com as análises técnicas, muitos sinais de movimento de magma sob o lago, além da área urbana da cidade. As repercussões de uma eventual retomada da erupção poderiam ser inimagináveis.

Em relação ao lago, a emissão de gases tóxicos é um dos problemas mais assustadores. Acontece que o Kivu possui grandes níveis de dióxido de carbono e metano, mas em condições normais isso não gera problema. A natureza é capaz de equilibrar a temperatura do lago, mantendo os gases nas camadas profundas do lago. No entanto, a precipitação provocada pela erupção vulcânica poderia levar esses gases à superfície, os permitindo evaporar e isso poderia vitimar a população da área. Para se ter ideia, um cenário semelhante foi registrado em 1986, no Lago Nyos, em Camarões, e o resultado foram 1700 mortes.

As informações são assustadoras, mas são parte da cultura local, de certa forma. Isso porque o vulcão Nyiragongo é um dos poucos no mundo que não entrou em inatividade. Por todo ano, existe movimentação no vulcão e o lago no interior da cratera é parte do dia-a-dia da população. Justamente por isso, existem protocolos de evacuação e, de certa forma, a população sabe o que fazer em momentos de crise.

ANÚNCIOS

O problema é que, de forma simplificada, não importa o quanto você ensaie, é impossível controlar o nervosismo na hora em que você realmente precisa agir. A situação em Goma tem gerado a mobilização de todo o país, que acompanha quase que impotente o desenrolar das cenas e torce para que o pior não aconteça.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]