Tecnologia

Uso das geotecnologias no nosso dia a dia

Saiba como as geotecnologias estão inseridas na realidade do homem!

Você sabe o que são as geotecnologias e como elas são aplicadas no nosso dia a dia? Provavelmente você já usou o GPS para saber qual o seu posicionamento na cidade onde você mora ou para fazer um passeio em um lugar desconhecido.

A tecnologia é transformada em ferramentas, disponíveis em nossos smartphones e em outros aparelhos. Por isso, as geotecnologias estão cada vez mais próximas da vida comum, dos cidadãos, indo além do uso empresarial ou da exploração do conhecimento no meio acadêmico.

As geotecnologias possuem várias aplicações nos dias de hoje, tais como:

  • Apresentar as rotas de viagem mais adequadas;
  • Monitoramento territorial de áreas desmatadas;
  • Acompanhamento do transporte público nas grandes cidades;
  • Identificar a localização de uma encomenda;
  • Para a realização de atividades agropecuárias;
  • Entre outras funções.

As geotecnologias permitem a realização de trabalhos importantes, para fiscalizar o território nacional e preservar biomas, como no caso da Amazônia. Essas ferramentas são aplicadas para identificar áreas desmatadas, pontos de queimadas, entre outros problemas em áreas de preservação.

ANÚNCIOS

Neste caso, além de servir para monitoramento do território, a tecnologia é uma ferramenta importante para gestão e, principalmente, coordenação de inteligência para preservar áreas importantes para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

As geotecnologias captam informações que são muito úteis para a produção agropecuária brasileira. Esses dados são úteis em todos os níveis, desde produções locais até em larga escala, com abrangência nacional.

Os produtores agrícolas utilizam imagens de satélites e mapas para planejarem o crescimento da sua produção, por exemplo. Os mesmos dados podem servir ao governo, responsável por elaborar políticas públicas para a gestão ambiental.

ANÚNCIOS

Na prática, as geoinformações criam mapas precisos obtidos por imagens de satélite, com atualizações em tempo real, que são inseridos em um banco de dados para análise e monitoramento de profissionais.

Além de serem usadas para preservar os recursos naturais, as geotecnologias são muito importantes para a medição de radiação solar, pluviosidade e temperatura.

Com as imagens por satélite, é possível fazer um estudo completo de uma paisagem específica, conhecendo melhor sua geomorfologia, hidrografia e topografia.

Estas ferramentas ainda são aplicadas no sentido de prevenir desastres causados por erupções de vulcões, terremotos e enchentes. Essas ocorrências agora são previsíveis, as autoridades ganharam tempo para avisar a população, que deixa o local momentos antes da tragédia.

Um sistema de geotecnologias é composto por vários componentes, entre os quais estão os seguintes:

  • Satélites modernos;
  • Centro de operações com computadores;
  • GPS;
  • Câmeras;
  • Software específico.

Somente com equipe especializada e tecnologia desenvolvida para esta finalidade é possível fazer o processamento das imagens digitais obtidas por satélite. Os programas de computador também são desenvolvidos para interpretar de forma lógica os dados inseridos no sistema por meio dos satélites, entregando todas as informações geográficas para a equipe técnica manipular e estudar.

Essas tecnologias são essenciais para a infraestrutura de países em desenvolvimento e desenvolvidos, sendo importantes para a economia e para a nova dinâmica da nossa sociedade.

Sobre o Autor