Ciências

Vacina da gripe está associada a casos menos graves da covid-19

Você provavelmente conhece a vacina da gripe. Essa é uma vacina oferecida anualmente no Brasil, pelo SUS e pode ser recebida prioritariamente por idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Logo no começo da pandemia da covid-19, alguns municípios se apressaram em aplicar a vacina contra a gripe. A ação foi acelerada por vários fatores, inclusive logisticos já que já eram previstas restrições de mobilidade.

De lá para cá, alguns estudos chegaram a sugerir uma relação entre a vacina da gripe e os casos de covid-19. Mas esse não foi o único, a vacina conhecida como BCG, que também é aplicada em massa no Brasil, também foi apontada como um atenuante da doença.

Agora, um estudo conduzido nos Estados Unidos, volta a apontar que as vacinas contra a gripe atuam na atenuação dos quadros clínicos de pacientes com covid-19. A descoberta sugere que pacientes vacinados contra a gripe tendem a desenvolver quadros menos graves da doença.

A descoberta foi publicada no American Journal of Infection Control, depois de uma análise de 27.201 pacientes que testaram positivo para a covid-19 em 2020. A revisão desses casos reforçou a hipótese de relação entre a vacina contra a gripe e os quadros de covid-19.

POR DENTRO DOS NÚMEROS

Daqueles que receberam a vacina contra a gripe, 4% testaram positivo para COVID-19, enquanto a fração que não recebeu foi superior a 4,9%. A equipe controlou variáveis como origem étnica, sexo, idade, além de fatores relacionados à saúde, como tabagismo.

A diferença é pequena em termos absolutos, mas bastante alta em termos relativos. Isso significa que os pacientes tinham 24% menos probabilidade de teste positivo para COVID se tivessem tomado a vacina contra a gripe.

A equipe também mostrou que as pessoas que receberam a vacina contra a gripe tinham menos probabilidade de necessitar de hospitalização em comparação com aquelas que não o fizeram. Apesar disso, o estudo não conclui com clareza se a causa dessa associação é biológica (a vacina contra a gripe, de alguma forma, prepara o sistema imunológico contra um tipo diferente de vírus) ou social.

“É possível que os pacientes que recebem a vacina contra a gripe também estejam praticando mais distanciamento social e seguindo as diretrizes do CDC. No entanto, também é plausível que possa haver um efeito biológico direto da vacina da gripe no sistema imunológico relevante para a luta contra o vírus SARS-CoV-2 ”, explica a Professora Marion Hofmann Bowman, do Michigan Medicine Frankel Cardiovascular Center.

DESCOBERTA COMBATE NOTÍCIAS FALSAS

Assim como no Brasil, os Estados Unidos sofreram com uma onda de notícias falsas acerca da covid-19 e da pandemia, de forma geral. Muitos boatos criminosos se espalharam, causando pânico na população leiga.

A possível associação é uma notícia bem-vinda, já que informações incorretas se espalharam no ano passado de que as vacinas contra a gripe estavam falsamente relacionadas às infecções por COVID-19. Este trabalho mostra que ocorre o oposto, com a vacina contra a gripe realmente levando a melhores resultados de saúde no que diz respeito à pandemia.

“É poderoso para dar aos profissionais outra ferramenta para encorajar seus pacientes a tirar proveito das imunizações disponíveis, eficazes e seguras”, acrescentou a co-autora, Professora Carmel Ashur, da Michigan Medicine.

Não é só contra a covid-19, inclusive! Trabalhos anteriores mostraram uma associação positiva entre a vacina contra a gripe e a prevenção de ataques cardíacos e hospitalização relacionada a insuficiência cardíaca. Ótimas notícias sobre vacinas contra a gripe!

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]