Cotidiano

Vinho e café provocam manchas nos dentes?

Independente de quais sejam as recomendações diárias, o brasileiro é um grande apreciador de café. Muita gente até mesmo tem o hábito de acordar, tomar um cafezinho e seguir o dia, comendo algo pela primeira vez apenas horas depois (o que é profundamente desaconselhado por especialistas). Tudo aponta para a realidade inegável de que, no Brasil, o café é uma bebida muito querida.

Além disso, a gente sabe que o brasileiro também gosta de um vinho para fechar o dia. A prática tem se tornado cada vez mais popular: uma taça para encerrar o dia e dormir feliz.

No entanto, algumas preocupações acabam surgindo em relação aos dentes. Isso mesmo. Ambas as bebidas, café e vinho são sabidamente potenciais destruidoras de tecido: derrube uma delas no seu tapete e depois volta pra nos contar o resultado. Brincadeiras a parte, uma grande preocupação diz respeito a aparência dos dentes. Afinal, será que as bebidas conseguem manchar os dentes?

Café realmente amarela os dentes? Vinho realmente mancha os dentes? Na realidade, sim. Mas calma, nem tudo esta perdido. Na maioria dos casos, essas manchas saem com uma boa higienização; isto é, não deixe de escovar os dentes.

Algumas coisas influenciam diretamente a forma como essas manchas podem surgir nos dentes, então algumas coisas devem ser observadas com bastante atenção. Em primeiro lugar, tome cuidado com a quantidade ingerida. O raciocínio é simples: quanto mais exposição seus dentes tiverem, maior é o dano.

Se você faz a ingestão moderada dessas bebidas, então provavelmente não tem com o que se preocupar. O problema pode surgir de acordo com a quantidade de café, ou vinho, que se ingere. Isso porque quanto maior a exposição, maior o tempo de exposição e, dessa forma, mais chance há do corante dessas bebidas penetrarem no esmalte do dente, causando alterações permanentes.

É impossível dizer quanto seria necessário para gerar problemas irreversíveis, já que não existem estudos nesse sentido. Você realmente nao tem como prever que quantos ml pode ingerir ou quantos segundos pode passar com o café ou vinho na boca.

Em alguns casos, especialmente levando em conta a saude dos dentes, existem manchas que não saem com a escovação e seria necessário passar por um procedimento de clareamento.  Quanto mais trincas no esmalte o seu dente tiver, maior será a penetração dos corantes presentes nos alimentos e bebidas. Aí, você pode imaginar o problema…

Agora, se você tem pensado em fazer um clareamento e tem receio porque ouviu dizer que não vai poder tomar café, ou vinho, durante o tratamento… Se acalme, essa é uma informação falsa. Acontece que estudos mostram que o consumo de alimentos e bebidas com cores fortes não influencia o resultado do clareamento.

Muitas pessoas acreditam que o procedimento quebra o esmalte e deixa os dentes mais expostos, mas esse é um mito. É claro que o ideal é reduzir o consumo de café e vinho, porque todo excesso faz mal. Por outro lado, não é necessário abrir mão completamente dessas bebidas e nem fazer grandes sacrifícios.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]