Ciências

Vírus do HIV evoluiu para forma menos letal

Pesquisadores da Universidade de Oxford concluíram que o HIV está menos agressivo na África.

O vírus do HIV parece estar lentamente se tornando menos letal para os seres humanos. A informação tem como base pesquisas realizadas na África e que demonstraram que a doença, apesar de ainda ser muito perigosa, tem evoluído de forma menos agressiva.

As mudanças constatadas no perfil do vírus do HIV até agora têm sido relativamente sutis. Os dados mostram que as pessoas que são infectadas pelo vírus desenvolvem a doença cerca de 2,5 anos mais tarde do que aqueles que foram contaminados no início da epidemia na década de 1980.

Desde a descoberta do vírus, o HIV já causou uma pandemia global que levou à morte de cerca de 40 milhões de pessoas. De acordo com pesquisas da Universidade de Oxford, em Botswana e na África do Sul a doença tem avançado lentamente graças ao uso de medicamentos que reduzem o nível do vírus no sangue. O número de pessoas que têm acesso ao tratamento da AIDS também está aumentando, fator que mantém a doença sob controle por mais tempo.

O vírus do HIV está passando por mutações que estão o tornando mais estável. Os médicos pretendem continuar acompanhando a capacidade de replicação viral do HIV nos próximos anos para adotarem novas medidas de controle da doença.

ANÚNCIOS

Fonte: New Scientist.

Sobre o Autor