A Oniomania é um transtorno compulsivo. O problema pode atingir homens e mulheres, em todas as classes sociais. Trata-se de uma compulsão por compras.
Considerada uma doença, a oniomania precisa ser tratada com o acompanhamento especializado de um psiquiatra ou psicólogo. A palavra Oniomania vem do grego onios, que significa à venda, e mania, que quer dizer insanidade. Esta é a nomenclatura para uma doença com grande ocorrência nos dias de hoje: a compulsão por compras.
Também conhecida como síndrome do comprar compulsivo, a doença começou a ser estudada em 1915, por Kraepelin, e em 1924, por Bleuler.
Como a oniomania se manifesta?
A oniomania vem sendo discutida em estudos sobre saúde mental há mais de 100 anos. Segundo os pesquisadores, as facilidades para comprar, tão presentes na sociedade moderna, agravaram o problema.
Hoje, as pessoas que sofrem desse transtorno compram de forma descontrolada por meio da internet, dos catálogos de produtos, das vendas realizadas por canais de televisão e telefone, entre outros meios.
Os estudos mostram que a doença atinge mais as mulheres. O problema se manifesta por meio de uma necessidade incontrolável de comprar coisas. Muitas vezes, essas compras são completamente desnecessárias na vida do comprador, sendo realizadas apenas por causa da compulsão.
É preciso ficar atento aos padrões de consumo para identificar o transtorno. A doença pode trazer sérios prejuízos financeiros, além de gerar sentimento de culpa, ansiedade e depressão.
Tratamento da oniomania
A oniomania pode ser tratada com terapia, individual e em grupo. Alguns médicos também optam por receitar medicamentos contra ansiedade e calmantes para os pacientes com o transtorno. O caso de cada pessoa deve ser analisado individualmente.
A oniomania se enquadra no campo dos transtornos mentais e de personalidade. O perfil das pessoas que têm essa doença inclui personalidade forte e imediatista, bom nível cultural, inteligência e perfeccionismo. Segundo os psiquiatras, apesar de terem um nível de inteligência maior do que a média da população, os portadores de oniomania não utilizam essa característica na vida.
A compulsão domina estas pessoas e, por isso, o impulso de comprar sempre fala mais alto. É como uma fixação ou um vício incontrolável.
Os prejuízos causados aos compulsivos são muitos. Em geral, eles contraem dívidas altíssimas em cartões de crédito e bancos, o que compromete a renda, os relacionamentos e a vida familiar.
Algumas pessoas, quando são privadas dos recursos para as compras, podem chegar a roubar. Mesmo assim, a oniomania não pode ser considerada um desvio de caráter. Ela é uma doença séria e com consequências graves e, por isso, precisa ser tratada o quanto antes.
As pessoas que sofrem desse transtorno também podem desenvolver outras compulsões, como a necessidade de comer muito, trabalhar muito ou fazer muito exercício físico. Tudo na vida dessas pessoas acontece de maneira exagerada.
Durante o tratamento, é comum que os pacientes sofram crises de abstinência, semelhante às que acontecem com usuários de drogas e bebidas. Se você tem estes sintomas compulsivos, procure um psiquiatra!