Mundo Bizarro

Yakutsk, Rússia, uma das cidades mais frias do mundo

Saiba como é viver em Yakutsk, Rússia, a -50 ºC. Uma das únicas cidades do mundo com a maior variação térmica. Veja!

A República de Sakha é um dos distritos federais russos situado no Extremo Oriente e muito próximo do Círculo Ártico. Sua capital, Yakutsk é uma cidade com cerca de 300.000 habitantes e é famosa em todo o mundo por ser a cidade mais fria do mundo.

Suas temperaturas mínimas podem chegar a -50 ºC, então nem todo mundo é capaz de viver nesta cidade gelada, onde e possível encontrar cadáveres de mamutes muito bem preservados.

Para levar uma vida bastante normal, os cidadãos de Yakutsk tiveram que inventar alguns métodos muito peculiares que os ajudaram a sobreviver. Graças a este artigo, você descobrirá todos os segredos e curiosidades da cidade mais fria do mundo.

Estatuas congeladas

ANÚNCIOS

Truques para viver em Yakutsk, uma das cidades mais fria do mundo

Como dissemos antes, a vida na cidade mais fria da Terra, considerada a mais fria devido a sua temperatura média, não é fácil, especialmente para quem não conhece os perigos das temperaturas extremamente baixas. Continue lendo para saber as dicas e estratégias que ajudam sobrevivência dos habitantes da capital da República de Sakha.

Vista da cidade

Evite rodovias com a chegada do “calor”

ANÚNCIOS

Yakutsk ou tabém chamada de Iacutusque, tem uma das maiores oscilações de temperatura do planeta, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima ao longo do ano é muito alta. Os meses que vão de maio a setembro são os únicos que têm temperaturas acima de zero graus e podem chegar a mais de trinta graus. Devido a isso, quando todo o gelo acumulado ao longo do ano derrete, a maioria dos acessos à cidade se torna um atoleiro. Yakutsk, Oymyakon e Verkhoyansk, todas cidades russas, são as únicas no mundo onde a amplitude térmica (variação térmica) pode ultrapassar 100 ºC.

Tudo fica cheio de lama e os motoristas podem ficar presos por vários dias, às vezes os habitantes da cidade vêm para receber comida por via aérea. Em geral, rodovias podem se tornar uma armadilha mortal porque, se tivermos uma avaria no veículo durante os meses de inverno, podemos morrer congelados antes de sermos resgatados.

Os habitantes da cidade mais fria do mundo aprenderam que nos meses de inverno eles deveriam passar o menor tempo possível ao ar livre. Para fazer isso, as autoridades da cidade criaram e aperfeiçoaram uma grande rede de túneis para pedestres que permitem que toda a população viaje por toda a cidade sem a necessidade de se expor a temperaturas tão extremas.

Rua de Yakutsk, pessoas andando no inverno

Riscos com mobiliário urbano

Um simples passeio na superfície da cidade pode significar um risco se não formos cautelosos. Devido ao frio intenso, os canos não são subterrâneos para evitar que explodam, e apoiar-se em qualquer um deles pode levar a uma situação muito desagradável. Isso pode parecer exagerado, mas houve muitos casos de amputação de membros do corpo.

Senhora saindo de casa. A casa dela está congelada por fora

Dificuldades para os trabalhadores

Pessoas no inverno extremo

Quando os termômetros atingem -52 ºC, todas as aulas são suspensas e os alunos devem ficar em casa. Trabalhadores que trabalham ao ar livre, por exemplo, no caso de construção, são obrigados a trabalhar quando o mercúrio atinge os cinquenta graus negativos. O frio extremo machuca a pele e é difícil respirar. A maioria dos trabalhadores estão envolvidos na mineração, uma atividade que já é muito difícil, já que a Yakutsk é um importante centro de mineração que produz 20% do comércio mundial de diamantes.

Se você planeja visitar a cidade mais fria do mundo, você deve levar em conta essas pequenas dicas que tornarão sua estadia mais agradável.

Veja também:

Sobre o Autor